sexta-feira, 10 de abril de 2015

Com protestos de Estudantes e Professores, Governador abre Seminário em Garanhuns


O Governador Paulo Câmara (PSB) está em Garanhuns e abriu no inicio desta manhã, dia 10, a etapa Agreste Meridional do Seminário Todos por Pernambuco.


Acompanhado por secretários Estaduais, Deputados Federais e Estaduais, além de Prefeitos de praticamente todas as cidades do Agreste Meridional, Câmara abriu o Seminário e seguiu para Capoeiras e em seguida para o distrito de São Pedro, aqui em Garanhuns, onde inaugurou, respectivamente, uma Escola (foto acima) e a rodovia Amilcar da Mota Valença (foto ao lado), obras iniciadas no Governo Eduardo/João Lyra Neto. Após as entregas e pausa para o almoço, Paulo retornará ao Todos por Pernambuco e participa da plenária, às 14h30mim, encerrando o evento no fim do dia.

O Todos por Pernambuco foi lançado em 2007, ainda na gestão do ex-governador Eduardo Campos. O Programa já foi responsável por tirar do papel mais de uma centena de ações importantes. O objetivo do Seminário, que atende as 12 regiões do Estado, é elencar as prioridades da atual gestão. Após comandar a reunião em Garanhuns, o governador participa de plenárias ainda no mês de abril, em Caruaru, amanhã, dia 11; Timbaúba (23) e Palmares (24), na Zona da Mata. Paulo encerra a edição 2015 do programa no Recife, no próximo dia 29.

PROTESTOS - Munidos de cartazes e entoando palavras de ordem, um grupo de manifestantes, composto por professores e alunos da Rede Estadual de Ensino, se posicionou defronte ao Hotel Tavares Correia, local onde ocorre o Seminário. Com apitos e panelas, o Grupo protestava contra a política educacional do Governo Estadual. Os manifestantes pleiteavam que a correção do piso salarial de 13,01%, previsto apenas para docentes que não têm formação universitária, seja estendida também para toda a Categoria.

Outro grupo, composto por alunos da UPE, pleiteava melhorias para o Campus Garanhuns, bem como a contratação de novos professores. 

As manifestações são pacificas e não há registro de incidentes. A Polícia Militar interditou trechos da Avenida Rui Barbosa e fez uma barreira humana defronte o Tavares Correia. O Governador Paulo Câmara entrou e saiu das dependências do Hotel por uma saída lateral e não teve acesso aos manifestantes.  

Clique em Play e confira o pronunciamento do Governador Paulo Câmara na abertura do Todos por Pernambuco em Garanhuns:  



Confira também o vídeo abaixo, veiculado originalmente no Blog de Magno Martins, mostrando momentos da manifestação defronte o Hotel Tavares Correia: