domingo, 19 de abril de 2015

SUPERANDO AS DEFICIÊNCIAS: Bombeiro que atua em Garanhuns quer servir de Exemplo


Essa é destaque no Jornal do Commercio, de 17/04/2015:

“No ano de 2009, com 19 anos de serviços prestados no Corpo de Bombeiros de Pernambuco, o então soldado Gil Sormany Beserra Silva, 45 anos, perdeu a visão devido a um tumor no cérebro. Como costumava ocorrer em situações semelhantes, após receber alta médica, o militar entrou para a reserva.

Esse poderia ser apenas mais um caso de agente de segurança pública que tornou-se deficiente enquanto estava na ativa, mas Sormany decidiu que sua história seria diferente. Ele não aceitou os nãos que a vida estava lhe dando.

“Eu estava dirigindo em Fernando de Noronha, onde morava, quando, de repente, me vi sem visão. Pouco depois ela voltou, mas, ao procurar um oftalmologista, fui informado que tinha um tumor de sete centímetros no cérebro”, conta o Bombeiro. Após receber o diagnóstico, apenas sete dias depois de deixar de enxergar momentaneamente, Sormany passou por uma cirurgia no Hospital da Polícia Militar, no Recife. Ele conseguiu sobreviver, mas perdeu definitivamente a visão, o olfato e o paladar.

Depois do baque, Sormany preparou-se para o que viria a ser um dos maiores desafios da sua vida, o regresso para o Corpo de Bombeiros. “Eu pensava: por que eu não posso continuar trabalhando? Entrei na corporação para ajudar às pessoas e aos companheiros e não é porque hoje tenho uma deficiência que isso mudou”, diz.

Depois de travar uma batalha judicial, Sormany conseguiu o direito de retornar ao CB. Em 2014 ele frequentou e concluiu o Curso de Habilitação de Cabo e foi promovido à nova graduação. Hoje o cabo Sormany mora em Caruaru e trabalha no Grupamento de Bombeiros de Garanhuns, onde exerce as funções de telefonista e despachante, além de ministrar palestras em escolas e universidades.

“Com a divulgação da minha história espero que outros policiais e bombeiros na mesma situação possam buscar seus direitos e voltar à ativa. Todos saem ganhando quando profissionais experientes oferecem seus préstimos à população”, concluiu o Bombeiro. O cabo receberá uma homenagem da corporação nessa segunda-feira, dia 20”. (Com informações do Jornal do Commercio – Edição de 17/04/2015. Imagem: Facebook)