domingo, 24 de maio de 2015

ASSALTOS, RAPTO E ASSASSINATOS: Agreste vive dias de insegurança e Prefeitos se reúnem para discutir atual Realidade


Num momento em que a violência é crescente aqui no Agreste Meridional, inclusive chegando às autoridades políticas e policiais da Região, a presidência da CODEAM promove nessa terça-feira, dia 26, um amplo debate sobre o tema: Segurança Pública.

O Encontro acontece na sede daquela Entidade e contará com as presenças do Comandante do 9º BPM, o Tenente-coronel Ely Jobson; o secretário Adjunto de Defesa Social do Estado, Rodrigo Bastos de Freitas e o Delegado Regional, Dr. Marcos Omena, além de Prefeitos e lideranças políticas de toda a Região. O Encontro acontece a partir das 14h.

O tema é o principal assunto na Região, sobretudo após o assassinato do vereador Reginaldo Falcão (Galo), de São João; o rapto, seguido de roubo, sofrido pelo Vice-prefeito de Angelim, Josemir Miranda e mais recentemente o incêndio de uma viatura da Polícia Militar em Lajedo. Os constantes assaltos na Região também preocupam e trazem pânico para a população agrestina.  


Atento a essa realidade, o deputado Estadual Álvaro Porto (PTB) esteve, na tarde da última quinta-feira, dia 21, em audiência com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, para tratar da questão que está se tornando a principal preocupação dos moradores do Agreste.

“Levei ao secretário queixas relacionadas ao aumento do número de assaltos e do consumo de drogas, à falta de delegados e de condições de trabalho para os policiais civis e militares e ao pouco efetivo na Polícia Militar”, disse o Deputado, que ao participar de uma Audiência Pública em São João denunciou que “em conversas com delegados da região de Garanhuns foi informado de que algumas delegacias dispõem de apenas R$ 500 por mês para combustível”.

De acordo com a assessoria de Porto, o secretário Alessandro Carvalho reconheceu as dificuldades e admitiu que 70 dos 185 municípios de Pernambuco estão sem Delegados Titulares. Disse que 90% das cidades da Mata e do Agreste são cobertas por uma viatura com apenas dois homens. E ainda que, na maioria dos casos, um único veículo atende a três municípios. Ainda de acordo com a assessoria do Deputado, o Secretário Estadual adiantou que mais 1,1 mil policiais militares serão contratados e que 520 deles serão destinados ao Agreste. No entanto, o processo de contratação só deve ser iniciado em agosto.