sábado, 30 de maio de 2015

Prefeitura vai instalar 100 novos Abrigos de Passageiros em Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns vai adquirir 100 novos abrigos para os usuários do Sistema de Transporte Coletivo da Cidade. A informação está publicada no Diário Oficial de Pernambuco do último dia 26 de maio.

Segundo a Publicação, através do Processo Licitatório nº 043/2015, o Governo Municipal planeja adquirir 100 (cem) abrigos metálicos, bem como o fornecimento de todo material necessário a instalação dos mesmos em pontos de parada de ônibus. O Aviso de Licitação – Pregão Eletrônico nº 027/2015 prevê que o acolhimento das propostas se estende até o próximo dia 9 de junho, tendo a abertura da sessão pública de lances prevista para ter inicio as 9h30mim, do mesmo dia.

Desde o ano passado, a Prefeitura já instalou, segundo informações da SECOM, 150 paradas de ônibus na Cidade. Ainda segundo o Governo Municipal (CONFIRA), as paradas de ônibus têm estrutura em aço; possuem 3m20cm de comprimento e uma altura de 2m60cm. Todas elas são cobertas e disponibilizam quatro assentos. Existe, ainda, um assento especial com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Além disso, a estrutura permite a inserção de anúncios publicitários. A comercialização desses anúncios chegou a ser realizada, todavia de forma ilegal, sendo retiradas em seguida, já que não havia nenhum processo de seleção pública para que uma Empresa pudesse explorar o Serviço. O tema foi abordado pelo vereador Sivaldo Albino (PPS) em forma de denúncia.  

Na semana passada, a Prefeitura de Garanhuns divulgou no Diário Oficial da AMUPE a abertura de processo licitatório nº 012/2015, na modalidade Concorrência, destinado à concessão de espaço público para fins de veiculação de publicidade, nas paradas de ônibus. O Edital de Licitação não registra claramente se a Empresa vencedora do processo licitatório, que ocorre no próximo dia 22 de junho, repassará os valores cobrados pelos anúncios à Prefeitura ou se ficará responsável apenas pela manutenção dos abrigos das paradas de ônibus, que foram e estão sendo adquiridos com Recursos Públicos.

O Blog do Carlos Eugênio está à disposição da Prefeitura de Garanhuns para publicar a sua versão quanto aos fatos registrados nesta reportagem.