quarta-feira, 13 de maio de 2015

Iati conquista Licença Ambiental e Prefeitos se reúnem para formar Consórcio Intermunicipal


O município de Iati vem realizando obras de requalificação em seu Aterro Sanitário, que depois de ter sido abandonado em meados de 2010, perdeu essa condição, se tornando um lixão.

Ontem, dia 12, técnicos do CPRH estiveram visitando as obras para constatar que o espaço, cujas obras já foram concluídas em uma das oito células, já tem condições de receber os resíduos sólidos gerados pelo Município. Após a inspeção, o CPRH homologou a Licença Ambiental de Iati, que depois de alguns anos voltará a receber os recursos do ICMS Ambiental.

Além das obras de requalificação do Aterro e da conquista da Licença Ambiental, o Governo de Iati vem trabalhando na formação de um Consórcio Intermunicipal para gerir o Aterro Sanitário. Ainda no dia de ontem, dia 12, estiveram reunidos os Prefeitos de Iati, Padre Jorge; Saloá, Ricardo Alves; Bom Conselho, Dannilo Godoy e Águas Belas, Genivaldo Menezes para tratar detalhes desse Consórcio.

“Para gerir um Aterro Sanitário é necessário um volume muito grande de recursos, tanto é que a gestão passada não conseguiu manter esse investimento e abandonou o Aterro, que se tornou um lixão. Com o auxilio da nossa assessoria jurídica, estamos buscando esse Consórcio, para que as Prefeituras dos Municípios consorciados possam nos ajudar a gerir esse empreendimento, dividindo os custos”, registrou o Prefeito Padre Jorge, que pontuou o andamento das obras de requalificação do Empreendimento. “Já concluímos as obras da primeira célula e vamos iniciar os serviços nas demais. Em breve teremos o Aterro operando com a sua estrutura total e garantindo a preservação ambiental de Iati pelos próximos anos”, enfatizou o Padre Jorge.


É importante registrar que com o funcionamento do Aterro, Iati passa a atender o que preconiza a Lei do Saneamento Básico, já que a Prefeitura disponibiliza a população serviços de abastecimento d´água, esgoto, pavimentação, varrição de ruas, coleta e destinação adequada do lixo. “Somos uma das cidades com menor IDH do País; vivemos uma grave crise financeira e poder oferecer esses serviços ao nosso povo é motivo de alegria para todos os que fazem o Governo de Iati”, finalizou o Padre Jorge.