quinta-feira, 14 de maio de 2015

Centenário de Nascimento de Amilcar será lembrado com Caminhada


Os Caminhantes do Parque Euclides Dourado, grupo composto por representantes dos mais diversos segmentos da sociedade Garanhuense, vai homenagear o ex-prefeito Amílcar da Mota Valença. É que amanhã, dia 17, se estivesse vivo o ex-Prefeito e ex-Vereador de Garanhuns  completaria 100 anos, e o Grupo se reúne às 7h, no Parque, e parte em direção ao Distrito de São Pedro, onde se confraterniza com parentes do saudoso político que residem naquela localidade.

Falecido em 5 de outubro de 2013, aos 98 anos, Amílcar da Mota Valença foi um dos políticos mais atuantes que a história de Garanhuns. Prefeito de Garanhuns em dois períodos distintos: de 1963 a 1968 e de 1973 a 1976, Amilcar integra uma das famílias mais tradicionais do Município e se notabilizou por estruturar o distrito de São Pedro, onde residia nos últimos anos de vida, além de ter viabilizado obras importantes para a cidade, como a construção do Mercado 18 de Agosto; a CEAGA e o Colégio Municipal Padre Agobar Valença. Foi durante uma das administrações de ‘seu Micá’ - como era conhecido pela população -, que o 71º BI Mtz (Batalhão do Exército Brasileiro) se instalou no Município. 

A implantação da Faculdade da Administração de Garanhuns (FAGA) que depois viria a se tornar a AESGA também aconteceu durante as gestões do histórico Governante, assim como a urbanização das principais ruas e avenidas da Cidade, entre outras ações de destaque e que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Garanhuns. Amilcar também exerceu três mandatos de Vereador e recentemente teve o seu nome imortalizado na rodovia que liga a BR 423 ao distrito de São Pedro.