terça-feira, 26 de maio de 2015

Secretário ouve ‘chuva de críticas’ ao Governo Estadual durante discussão sobre Segurança Pública na CODEAM


O secretário Adjunto de Defesa Social, Rodrigo Bastos, esteve hoje, dia 26, em Garanhuns, para discutir alternativas visando garantir mais segurança para a população do Agreste Meridional. Mas o representante do Governo Paulo Câmara deve ter saído de Garanhuns de ‘cabeça inchada’ diante de tantas reclamações que ouviu no auditório da CODEAM, onde aconteceu o Encontro. Autoridades das Polícias Civil e Militar da Região também prestigiaram o Evento.

É que Prefeitos, vereadores e secretários ‘bombardearam’ o Secretário Estadual com relatos das dificuldades vivenciadas pelas polícias civil e militar na Região, bem como os mais diversos casos de violência registrados nas cidades agrestinas. O Deputado Estadual Álvaro Porto (PTB), que é vice-líder da Oposição na ALEPE, também bateu forte e registrou que o Pacto pela Vida (programa do Governo do Estado) “está falido” e a “insegurança é a tônica no Agreste”. Já o Promotor Alexandre Bezerra, que atua nos municípios de Garanhuns, Paranatama e Saloá, cobrou uma maior participação dos Prefeitos em Encontros dessa natureza e censurou o fato do Ministério Público não ter sido convidado ou informado sobre o Evento. 


Talvez por uma falha de comunicação, diversos órgãos deixaram de ser convidados para a Audiência. Dos mais de vinte municípios da Região, foram registradas as presenças, apenas, dos prefeitos de: Iati (Padre Jorge); Jucati (Gerson Henrique); Angelim (Marco Calado); Lagoa do Ouro (Marquidoves Marques); Terezinha (Alexandre Martins); Canhotinho (Felipe Porto); Brejão (Ronaldo Ferreira) e São João (Genaldi Zumba), além de representantes dos municípios de Garanhuns, Caetés e Lajedo. A Marcha dos Prefeitos, que acontece de hoje a até a próxima quinta-feira, dia 28, em Brasília, foi à justificativa para várias ausências.    

Ao final do evento, talvez atordoado com as críticas ao Governo do Estado, o secretário Rodrigo Bastos pontuou apenas que o efetivo policial será ampliado através de concursos públicos, mas não sinalizou positivamente quanto às demandas apresentadas por líderes e Prefeitos que integram a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (CODEAM), dentre elas: a instalação da Polícia Científica; de uma Companhia Independente para descentralizar as ações do 9º BPM; a implantação de unidade do IML e a instalação de um Setor de Inteligência, todos com sede aqui em Garanhuns.