quinta-feira, 27 de junho de 2019

Atrações do Festival de Inverno começam a ser Confirmadas

 

Um dos polos mais prestigiados do Festival de Inverno de Garanhuns, a Catedral de Santo Antônio costuma receber concertos, recitais e shows acústicos de grandes nomes. Neste ano, João Bosco será o responsável pelo show de encerramento da programação, com uma apresentação baseada em seus grandes clássicos. De acordo com sua assessoria, João se licenciou por alguns dias e seu regresso aos palcos será justamente em Garanhuns, em grande estilo, no dia 27 de julho.

A referência principal do espetáculo será o último álbum do cantor, "Mano que zuera", de 2017. O título faz referência a uma das faixas do disco, composta juntamente com seu filho, Francisco Bosco. Além dela, João trará para Garanhuns pérolas de seu repertório como "Jade", "Corsário", "Papel Machê" e "O bêbado e a equilibrista", além de parcerias com Martinho da Vila ("Odilê, Odilá"), Waly Salomão e Antônio Cícero ("Trem Bala"), Arnaldo Antunes ("Ultralve") e Aldir Blanc ("O ronco da cuíca", "Coisa Feita" e "Incompatibilidade de gênios", entre outras). "Fotografia", de Tom Jobim, e "Lilia" e "Clube da Esquina Número 2", de Milton Nascimento, são outros sucessos que constam na playlist do show. "São canções vigorosas de grandes autores brasileiros que considero fonte limpa, onde você bebe, sacia sua sede e nunca seca", afirma João Bosco.

A programação musical do FIG ainda não está completamente definida. No último dia 17, a Secretaria de Cultura de Pernambuco divulgou o resultado inicial das atrações, com diversas propostas classificadas (que alcançaram mais de 20 pontos no processo seletivo). Nesta lista prévia, os primeiros colocados foram a banda musical Saboeira; o cantor Claudionor Germano e o maestro Ademir Araújo, que se apresenta junto com a Orquestra Popular do Recife (os três, como patrimônios vivos de Pernambuco, tiveram pontuação diferenciada em relação aos demais concorrentes). Entre os nomes que obtiveram boa pontuação (e que, portanto, têm maior probabilidade de serem incluídos na grade final da programação) estão: Elba Ramalho; Mundo Livre S/A; Odair José; Maciel Melo; Ira!; Otto; Karina Buhr; Fafá de Belém; Devotos;  Chico César; Negra Li; Sandra de Sá; Genival Lacerda e Barão Vermelho, entre outros.

Contudo, nenhum dos nomes que constam na lista de dezenove páginas está automaticamente na grade do Festival, até mesmo por conta de dificuldades de logística, de agenda e dos custos do cachê, entre outros critérios. Além disso, conforme destacou o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto, o edital prevê que 20% das contratações podem ser feitas à escolha da Gestão. 

Diversas modalidades artísticas (artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, gastronomia, literatura, música, patrimônio e teatro) compõem o FIG, que já está em sua 29ª edição e, neste ano, homenageia o cantor Jackson do Pandeiro, que, se vivo, estaria completando um século de vida. A programação oficial do 29º Festival de Inverno de Garanhuns será divulgada em coletiva de Imprensa na próxima quinta-feira, dia 4 de julho, em Recife.

REUNIÕES FECHAM LOGÍSTICA – E o coordenador executivo do 29º Festival de Inverno de Garanhuns, André Brasileiro, e a secretária de Turismo de Garanhuns, Neile Barros, coordenaram uma reunião na manhã de ontem, dia 26, para alinhar os últimos detalhes de organização do evento, que acontece de 18 a 27 de julho. Na ocasião interna, foi apresentada a formatação do evento e firmadas as definições de estrutura entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Garanhuns para funcionamento dos polos, que neste ano totalizam 20, às demais secretarias municipais que se envolvem na formatação do evento.  Ainda representando a Fundarpe, estiveram presentes a coordenadora de Cultura Popular, Tereza Amaral, e a gerente de Formação, Taciana Portela. (Com informações e imagens da SECOM e da Folha de Pernambuco. CONFIRA)