quarta-feira, 26 de junho de 2019

Jornalista se Apresenta na Delegacia e esclarece Denúncia de Luizinho Roldão


O Jornalista Carlos Eugênio, que assina este Blog, compareceu na tarde de hoje, dia 26, na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns, para se apresentar as autoridades policiais e esclarecer a inclusão de seu nome num Boletim de Ocorrências formulado pelo cidadão Luiz Roldão Sobrinho Segundo, popularmente conhecido como Luizinho Roldão, que atua como assessor parlamentar e se apresenta a população como pré-candidato a Prefeito de Garanhuns.

“Não fui intimado, compareci de livre e espontânea vontade pois precisava esclarecer esse fato e por ter certeza que não cometi nenhum ato que desabonasse a minha conduta profissional de Jornalista. Apresentei a minha versão e juntei documentação comprobatória, como cópias de reportagens e prints de conversas via aplicativos e mídias sociais”, justificou o Jornalista, que possui o registro profissional DRT nº 3612/PE.

ENTENDA O CASO – Na noite do último dia 13 de junho, feriado municipal do Dia de Santo Antônio, Luizinho Roldão compareceu na 18ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Garanhuns para registrar o Boletim de Ocorrência nº 19E0049002404. Segundo Roldão, o Blog do Carlos Eugênio e um outro veículo de comunicação da Cidade teriam publicado informações acerca de um Processo, do qual é réu, que tramitava, segundo Ele, em Segredo de Justiça, com a finalidade de tentar manchar seu nome junto à sociedade de Garanhuns.

“Após publicarmos uma matéria em que Luizinho Roldão apresentava denúncias sobre a atuação da empresa Plena  Gestão Empresarial e Locações de Equipamentos de Feiras Ltda (“POLÊMICA DAS FEIRAS: LUIZINHO ROLDÃO DIVULGA DOCUMENTOS E VOLTA A LEVANTAR SUSPEITAS SOBRE APLENA GESTÃO EMPRESARIAL - http://www.blogdocarloseugenio.com.br/2019/06/luizinho-roldao-divulga-documentos-e.html), fomos contactados, via Whatsapp, pela sócia da Plena, identificada como Letícia Martins Ribeiro Knoth, para que publicássemos uma Nota de Resposta da Empresa quanto aos novos fatos registrados por Luizinho.

E assim como concedemos o Direito de Resposta a Roldão, como reza o bom jornalismo, publicamos a Nota de Resposta da Plena (“POLÊMICA DAS FEIRAS: PLENA RESPONDE ACUSAÇÕES DE PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO - http://www.blogdocarloseugenio.com.br/2019/06/polemica-das-feiras-plena-responde.html”), inclusive apenas transcrevendo a Nota. Não emitimos qualquer opinião sobre as posições da Empresa!”, registra o jornalista Carlos Eugênio.

“A reportagem com a transcrição do Direito de Resposta da Plena foi publicada no dia 7 de junho, porém Luizinho Roldão só procurou a Polícia para se queixar da publicação, quase uma semana depois, na noite do dia 13 de junho, sem antes sequer manter contato com o Blog ou com o Jornalista para que pudéssemos identificar o suposto erro e corrigi-lo”, esclareceu Carlos Eugênio, que complementou: 

“em contato com o próprio Luizinho Roldão, na tarde do dia 14, via facebook, tivemos conhecimento que a Nota de Esclarecimento da Plena continha o número e informações do processo que corria em segredo de justiça, e de imediato, editamos a reportagem para que pudesse ser sanado qualquer prejuízo àquele cidadão”, pontua Eugênio.

“Não tenho nenhum motivo para denegrir a imagem de quem quer que seja, apenas exerci a minha profissão de Jornalista e garanti o direito de resposta a Empresa, que é responsável por suas posições. Também editei o material e retirei o número do Processo e as informações que poderiam sinalizar a divulgação de um processo em segredo de justiça com a finalidade exclusiva de mostrar que ao tomar conhecimento do fato, logo agi, de boa fé, para sanar qualquer problema. 


Então, apesar de ser consciente que não cometi nenhum crime, haja vista inúmeras decisões judiciais a favor de profissionais de Imprensa (confira AQUI), no tocante a liberdade de expressão em casos de divulgações de processos em que as informações chegam por meios lícitos, espero que fique esclarecido que não teria como publicar qualquer informação sigilosa, haja vista que quem as detém, são apenas as partes envolvidas no Processo, ou seja: a Justiça; o senhor Luizinho Roldão e a empresa Plena  Gestão Empresarial e Locações de Equipamentos de Feiras Ltda”, finalizou Carlos Eugênio.