quinta-feira, 13 de junho de 2019

Eleitores de São João são Convocados para realizar Biometria

 

O Juiz da 116ª Zona Eleitoral, Dr. Andrian de Lucena Galindo vem convocando todos os eleitores do município de São João para realizarem a revisão Biométrica. O Eleitor deve agendar o atendimento pela internet, clicando AQUI.

Os eleitores devem comparecer, “o mais breve possível”, ao Cartório Eleitoral, que fica localizado no Fórum daquele Município, devendo apresentar o título de eleitor e, obrigatoriamente os seguintes documentos originais: carteira de identidade (RG); carteira profissional; certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência, além de instrumento público do qual se infira, por direito, ter o eleitor idade mínima de 16 (dezesseis) anos, e do qual constem, também, os demais elementos necessários a sua qualificação e documento do qual se infira a nacionalidade brasileira, em caso de estrangeiros que residam no Município. 

O eleitor também deve estar atento ao fato que a Carteira de Habilitação e o passaporte não serão aceitos; bem como que em caso de pessoa casada ou divorciada, a apresentação da certidão de casamento é obrigatória. “Em caso de revisão, não será obrigatória a prova de domicílio caso o eleitor tenha votado nas duas últimas eleições que antecederam a data do requerimento, considerando-se, para esse fim, 1º e 2º turnos como eleição única”, registra a convocação judicial, que complementa: “os documentos comprobatórios de domicílio poderão ser utilizados pelo eleitor, seu cônjuge, filhos, tutelados ou sob guarda, e descendentes, desde que comprovem essa situação, sendo, obrigatoriamente, originais”. 

É importante registrar que o não comparecimento implicará no cancelamento do Título de Eleitor, acarretando uma série de restrições para o cidadão, tais como: regularização do CPF; recebimento de aposentadoria ou pensão paga pelo Governo Federal; realização de matrícula em instituição de ensino superior; posse em cargo público; participação de concorrência pública, obtenção/renovação de passaporte, empréstimos em instituições financeiras públicas, a exemplo do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, dentre outras.