quinta-feira, 11 de julho de 2019

Deputado Defende que Empresa Milionária instalada em Jupi se explique em Comissão da Câmara


A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira, dia 10, requerimento do deputado Federal Fernando Rodolfo (PL) convidando a depor na Comissão dirigentes da empresa Linkcon Eireli. É que apesar de ter firmado contratos de Tecnologia da Informação (TI) superiores a R$ 73 milhões com o Governo Federal, a Empresa declarou estar sediada num salão de beleza na cidade de Jupi.

Além dos representantes da Empresa, Rodolfo incluiu nos depoimentos ex-servidores ligados a Secretaria Nacional da Juventude; a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Codern (Cia Docas do Rio Grande do Norte) e da CDRJ (Cia Docas do Rio de Janeiro). Os órgãos do Governo e as Estatais foram algumas das entidades públicas que contrataram a Linkcon.

Inspeção do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que, mesmo tendo assinado, desde 2016, contratos de mais de R$ 73 milhões na área de TI com quatro ministérios (Turismo, Saúde, Defesa e da Integração Nacional) e vários Órgãos Públicos e Empresas Estatais, a Linkcon Eireli tinha sede, na época da assinatura dos contratos, em um pequeno salão de beleza localizado no município de Jupi, cidade de 13 mil habitantes. “As condições físicas da Sede afiguram-se incompatíveis com o faturamento da empresa”, constatou o relatório do TCU. Diz ainda o TCU que sua investigação descobriu “documentos falsificados, atestados de capacidade técnica adulterados e pagamentos sem qualquer comprovação de prestação de serviços”, nos contratos da Linkcon.