domingo, 28 de julho de 2019

“O FESTIVAL É ISSO QUE VIVEMOS NESTE ANO”: Izaías faz avaliação Positiva do 29º FIG


“O Festival é isso que vivemos este ano”. Com essa afirmação, o Prefeito Izaías Régis (PTB) sintetizou o sentimento de muitos garanhuenses, que após sucessivos anos de redução na qualidade do Evento, puderam vivenciar um Festival de Inverno de Garanhuns marcado por uma grande diversidade artística e sem polêmicas. 


De 18 a 27 de julho, a Cultura pulsou em todas as partes de Garanhuns. Foram cerca de quinhentas apresentações artísticas e mais de três mil artistas circulando pela Cidade. O frio e a chuva também deram um tom ainda mais especial ao FIG, que reuniu, segundo dados do Governo de Pernambuco, um público médio de 60 mil pessoas por dia. Ao todo, a organização estima que em torno de 600 mil pessoas circularam pela Cidade, durante os 10 dias do maior Festival de Arte e Cultura da América Latina.


“O FIG de 2019 foi o melhor dos últimos tempos. Alguns motivos nos levam a essa convicção. Entre eles podemos falar do maior investimento feito em mídia, que gerou um conhecimento maior da população do que acontece em Garanhuns nesses dez dias de Festival. O próprio público, incluindo os artistas contratados, reconheceu a qualidade artísticas das atrações selecionadas lotando todos os polos de atração, a rede hoteleira e as ruas, com restaurantes cheios e forte movimento do comércio. Tivemos ainda uma ampla cobertura da imprensa, inclusive a nacional, o que no final resultou no FIG alegre, de paz e celebração”, destacou o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.


“O Festival deste ano foi grande demais em relação ao ano passado! Por isso parabenizamos os Secretários Municipais; de forma veemente, o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto; o secretário de Cultura Gilberto Freyre Neto e o Governador Paulo Câmara. Contamos com hotéis e restaurantes lotados; comércio faturando; a nossa gente e os turistas felizes. Estou muito satisfeito com o sucesso dessa edição do Festival. O Festival é isso que vivemos este ano”, chamou a atenção o Prefeito Izaías Régis, que também enalteceu a segurança do Evento, já que nenhuma ocorrência grave foi registrada pela Polícia Militar nos mais diversos Polos do 29º FIG.



PLANEJANDO OS TRINTA ANOS DO FESTIVAL - O FIG neste ano lançou uma ferramenta que permitirá que a Gestão avalie seus impactos e promova melhorias para sua 30ª edição.

“Tivemos um FIG exitoso, de excelente qualidade artística e técnica, e que queremos melhorar ainda mais para o próximo ano, quando o Festival completa trinta edições. Para isso, lançamos essa novidade, uma pesquisa inédita que está sendo respondida pelos que viveram o FIG, promovida graças a parceria com o aplicativo Colab, um projeto piloto que vai nos auxiliar a aprimorar o evento nas próximas edições”, coloca Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco. Para quem ainda não participou, há tempo ainda de baixar o aplicativo e responder às questões e colaborar para a concepção do 30º FIG. (Com informações e imagens da SECOM/PMG e Fundarpe/Governo de Pernambuco)

Clique em Player para saber mais sobre a Pesquisa que vai ajudar a Planejar o 30º FIG: