terça-feira, 23 de julho de 2019

Governo do Estado Decreta Situação de Emergência em 20 Municípios do Agreste Meridional

 

O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 63 municípios do Agreste, desses 20 aqui no Agreste Meridional, devido à estiagem. "Fica declarada a existência de 'situação de emergência' por um período de 180 dias", assinalou o governador Paulo Câmara (PSB), por meio do Decreto publicado no Diário Oficial do Estado de hoje, dia 23.

Ainda conforme consta no Decreto, "os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas [...] adotarão as medidas necessárias para o combate da situação em conjunto com os órgãos Municipais". 

Os municípios do Agreste Meridional que estão em situação de emergência são os seguintes: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Garanhuns, Iati, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA - O Decreto estabelece uma situação jurídica especial para desenvolvimento de ações e enfrentamento à situação de emergência, pelas secretarias do Estado e para solicitação do reconhecimento por parte do Governo Federal, que através do Decreto pode desenvolver ações suplementares para atenção a esses Municípios.

As verificações acontecem a cada 180 dias, quando as equipes são deslocadas para todos os Municípios da região e realizam o levantamento da situação deles para possível inclusão na lista. Esse processo é realizado junto aos Municípios, que além da visita, preparam por meio dos formulários de informações de desastres (FIDE) o encaminhamento de documentação para caracterização de situação de emergência. (Com informações do Governo de Pernambuco)