quinta-feira, 11 de julho de 2019

PESQUISA: 70% Reprovam Porte de Arma no Brasil

 

O projeto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para facilitar o porte de armas no País é reprovado por 70% da população. A constatação está em pesquisa Datafolha realizada nos dias 4 e 5 de julho, que também revela crescimento – no limite da margem de erro – da maioria favorável à proibição da posse de armas (possibilidade de ter uma em casa ou no trabalho).

A parcela, que diz concordar com a afirmação de que a posse de armas deve ser proibida, pois representa ameaça à vida de outras pessoas, oscilou de 64% para 66% entre abril e julho, chegando ao índice mais alto desde novembro de 2013 (68%). Após recuo entre 2013 e 2017, o índice de rejeição avança desde junho daquele ano. O Datafolha ouviu 2.086 pessoas de 16 anos ou mais em 130 municípios do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

As entrevistas foram feitas pouco mais de uma semana após a gestão Bolsonaro revogar os decretos sobre armas que havia editado anteriormente e de publicar outros três, além de anunciar um projeto de lei com tramitação em regime de urgência para facilitar o porte de armas, ou seja, a possibilidade de o cidadão leva-las consigo. A medida foi tomada pelo Governo pouco antes de uma derrota iminente no Congresso, que poderia derrubar os decretos anteriores. Um deles já havia sido rejeitado pelo Senado.

A proposta, porém, além de ser rejeitada por 70% da população, é reprovada pela maioria dos segmentos ouvidos na pesquisa Datafolha. As exceções são as pessoas que têm como preferência partidária o PSL (72% são a favor do projeto), partido do presidente; os que se declaram empresários (55%) e os entrevistados que avaliam o Governo como ótimo ou bom (52%). Entre os que afirmam ter votado em Bolsonaro na eleição de 2018, há empate técnico: 47% se dizem a favor, e 50%, contra. (Com informações e arte do Jornal do Commercio. CONFIRA)