segunda-feira, 22 de julho de 2019

MANIFESTAÇÃO: Motoristas de Transportes Alternativos do Agreste cruzam os Braços. Protesto está previsto para ser Realizado em Garanhuns


O Comércio de bens e serviços de Garanhuns deve sentir uma paralisação programada pelas Associações de Transportes Alternativos de algumas cidades do Agreste Meridional. É que eles programaram para hoje, dia 22, uma mobilização em protesto contra a Lei nº 13.855/2019, sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro, depois da aprovação do Congresso Nacional.

A nova legislação altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nos itens que dispõem sobre transporte escolar e transporte remunerado não licenciado. De acordo com a Lei, serão aumentadas as penas para quem “conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares, na forma estabelecida no Art. 136, do CTB”, e de “transitar com o veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente”. A infração passa a ser considerada como gravíssima, com multa (multiplicada por cinco, no caso do transporte escolar) e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além da remoção do veículo.

O Associação dos Transportes Alternativos de Capoeiras, representada pelo loteiro Sandro José da Silva, enviou comunicado à Imprensa, registrando que os motoristas de transportes alternativos de Caetés e Capoeiras, bem como de outras cidades do Agreste Meridional, irão aderir a manifestação. “Estamos nos reunindo para fazermos uma carreata pacífica em Garanhuns, para mostrar nossa insatisfação e pedir o apoio dos políticos da Região, inclusive do Prefeito de Garanhuns”, pontuou Sandro, em entrevista ao repórter Gilmar Alves, veiculada na Marano FM.

Nas primeiras horas da manhã de hoje, dia 22, o que se viu em Garanhuns foi uma pequena movimentação de Transportes Alternativos vindos das Cidades da Região, com o registro dos pontos de embarque e desembarque desses transportes vazios. A manifestação está prevista para as 10h.

VANS EM GARANHUNS - De acordo com informações apuradas pelo Blog do Carlos Eugênio, atualmente cerca de 800 vans transitam diariamente por Garanhuns, realizando o serviço de Transporte Intermunicipal de Passageiros. Dessas, cerca de 600 estariam ligadas a Cooperativa da Categoria no Agreste Meridional e outros 200 rodam de forma autônoma. A expectativa é que apenas os autônomos,  que supostamente serão prejudicados pela Lei nº 13.855/2019, participem da Movimentação.


SAIBA MAIS SOBRE ESSA AÇÃO CLICANDO AQUI.