quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bancários do Agreste aderem a Greve Nacional. Procon orienta quanto a pagamentos de contas em bancos



Nesta quinta-feira, dia 19, representantes de sindicatos de bancários sediados em Caruaru e Garanhuns visitaram agências a fim de mobilizar todos os funcionários para adesão à greve nacional. A paralisação pode ser por tempo indeterminado.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimento Bancário de Garanhuns e Região (SEEB) conseguiu a adesões no município sede e em Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati, Itaíba, Jupi, Jurema, Lajedo, Lagoa do Ouro, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São João e Terezinha. Os sindicalistas pretendem dar apoio presencial aos grevistas de cada Município. Nestes, o Bradesco e o Itaú não aderiram à paralisação e funcionam com todos os serviços. 

OBJETIVO DA GREVE - A categoria reivindica aumento salarial de 5%, somado com a inflação do período, totalizando o aumento de 11,93%. Os bancários pedem também maior participação no lucro das instituições. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu proposta de reajuste de 6,1%, que foi rejeitada em negociação.

A categoria reivindica ainda a contratação de mais profissionais, mais segurança para as agências e clientes e pede o fim das terceirizações. Para ajudar nas negociações, o SEEB Garanhuns e Região pretende oferecer proposta de não pagamento das horas paradas. 

PAGAMENTO DE CONTAS - Os sindicalistas querem alcançar o maior número possível de funcionários em greve. Nas agências e postos de serviços em que alcançam o objetivo, funcionam apenas os serviços dos caixas eletrônicos e as gerências devem trabalhar de forma interna. 

De acordo com o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), os cidadãos podem realizar pagamentos até o vencimento em caixas eletrônicos, pela internet ou demais maneiras alternativas. Em caso de contas atrasadas, deve-se registrar a intenção de pagar. (Com informações do G1 Caruaru)