quarta-feira, 18 de setembro de 2013

DIA 26: Corpo de Dominguinhos vem de Limusine e desfila em carro do Corpo de Bombeiros em Garanhuns



Dois meses após a sua morte, o músico e cantor pernambucano Dominguinhos tem data para a realização do seu último desejo. Ele será enterrado, no dia 26 de setembro, no Cemitério São Miguel. A decisão de mudar o local onde o músico ficará sepultado foi tomada no final de agosto, quando o filho dele, Mauro José da Silva Morais, entrou na Justiça para que a vontade do pai fosse atendida.

Após a Prefeitura garantir a construção de um mausoléu, a meia-irmã Liv Moraes e a viúva Guadalupe concordaram com a mudança do corpo do autor de “Eu só quero um xodó”, “De volta para o meu aconchego” e “Isso aqui tá bom demais”.

O corpo de Dominguinhos será transportado do cemitério Morada da Paz, em Paulista, para Garanhuns numa limusine especial. Chegando a Garanhuns, os restos mortais do garanhuense ilustre vai desfilar em carro aberto do Corpo de Bombeiros.

O Prefeito Izaías Régis (PTB) encomendou ao artesão José Veríssimo uma estátua de Dominguinhos com dois metros de altura e 2,5 metros de pedestal para ser instalada na Esplanada Guadalajara, que deverá passará a se chamar Esplanada Cultura Mestre Dominguinhos. Segundo o Prefeito, próximo ao local, um casarão histórico construído em 1918, irá receber um acervo artístico representativo da carreira do músico.

A CASA DE DOMINGUINHOS – E o historiador Antônio Vilela, o professor Vilela, realizou pesquisa e conseguiu localizar a casa onde Dominguinhos morou em Garanhuns quando criança.

O imóvel fica localizado na Av. José Leitão, nº 191, na Boa Vista. De acordo com o Jornalista Ronaldo César, depois o artista mudou-se para uma casa localizada onde hoje esta edificado o Hospital Monte Sinai. 

Ainda segundo César, a valorização do local onde viveu Dominguinhos é uma das metas do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG), que fará contato com o atual proprietário a fim de colocar uma placa alusiva ao fato histórico.