terça-feira, 10 de setembro de 2013

Izaías recua e Ambulantes vão permanecer no Centro



Depois de muita polêmica, o Prefeito Izaías Régis (PTB) resolveu voltar atrás de sua decisão de fazer cumprir o Código de Posturas do Município e os ambulantes que atuam nas Avenidas Santo Antônio e Rui Barbosa poderão voltar a trabalhar com tranquilidade em seus pontos de origem.

A posição de Régis foi apresentada durante o Encontro promovido nesta tarde, em seu Gabinete, no Palácio Celso Galvão. Depois de esclarecer que em nenhum momento teve o objetivo de prejudicar os comerciantes informais, Izaías anunciou que o Governo Municipal vai proceder à atualização do cadastro; promover capacitações e viabilizar a padronização dos ambulantes. O Prefeito também pediu a colaboração dos profissionais no aspecto da limpeza.

Praticamente todos os vereadores participaram do Encontro, com exceção de Carla Albuquerque, Cláudio Taveira e Nelma Rodrigues. Os secretários Epaminondas Borges (Agricultura e Abastecimento); Geandré Nogueira (Desenvolvimento Econômico); Tiago Gonçalves (Procurador) e Gerlane Melo (Turismo) também participaram da reunião, assim como onze ambulantes que compuseram a Comissão representativa da classe. Cerca de 20 ambulantes também estavam de prontidão em frente a Prefeitura aguardando o desfecho do imbróglio iniciado na última semana. 

Ao final do Encontro, o Prefeito Izaías Régis foi parabenizado pelos ambulantes e vereadores, inclusive pelo oposicionista Sivaldo Albino, que por ter saído em defesa dos comerciantes no inicio do processo (sendo seguido posteriormente por seus companheiros de Câmara, dentre eles Alcindo Correia (PRB)), foi de longe o mais festejado pelos comerciantes informais. (Com a colaboração do radialista Luciano André, da Marano FM e imagens de Marcos Cardoso) 

OPINIÃO - Depois de receber a denominação de ‘Prefeito dos Ricos’, por parte dos ambulantes revoltados com a sua ação inicial, com esse recuo, Régis ganhou um novo rótulo. Agora, de acordo com os ambulantes que participaram da reunião, o Governante Garanhuense é o ‘Prefeito do Diálogo’. Com falta de planejamento, pressão e por fim o diálogo, a paz volta a reinar em Garanhuns.