quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Curso de Formação Política mobiliza jovens de Iati



Democracia, autonomia e participação efetiva dos jovens nas plataformas de discussão nos âmbitos nacional e estadual: estes foram os principais temas discutidos durante o II Módulo do Curso de Formação Política do Fórum das Juventudes de Pernambuco, realizado entre os dias 13 e 15 de setembro, em Caruaru.

O Curso, que reuniu jovens das cidades de Iati, Garanhuns, Cumaru e Jataúba foi marcado pela representação de diversos grupos sociais da região, desde movimentos estudantil, artístico e cultural, associações de agricultores e agricultoras, até a juventude indígena e quilombola. Durante o módulo, os próprios jovens foram incentivados a desenvolverem atividades e intervenções em suas comunidades, compartilhando os resultados nesse segundo momento. Um exemplo de destaque foi o da jovem Juliana Barros, do município de Iati, que hoje é coordenadora da Juventude local após se mobilizar com a comunidade e conseguir reabrir a associação que estava fechada. 

“É importante esse estímulo à participação nas comunidades a partir de demandas apresentadas pela própria juventude, sem ser um processo imposto e organizado pelos gestores públicos. São eles que devem apontar as estratégias que serão traçadas, os cursos que devem ser trabalhados,” destacou Janaína Ferraz, assessora para a juventude do Centro Sabiá, e uma das mediadoras dos diálogos.