quinta-feira, 19 de setembro de 2013

SILVINO E IZAÍAS: Um ano da aliança por ‘Amor a Garanhuns’



Dia 20 de setembro de 2012. Talvez a data em que o ex-prefeito Silvino Duarte (PSDB) tomou a sua decisão política mais difícil: desistir da disputa pela Prefeitura de Garanhuns. 

Prefeito de Garanhuns entre os anos de 1997 e 2004 e tendo realizado Governos bem avaliados, Silvino tentava chegar ao seu terceiro mandato, mas combalido pela escassez de recursos financeiros, teve uma campanha tímida, marcada por pequenas doações e pelo trabalho voluntário daqueles que almejavam integrar a sua equipe numa provável vitória. Paralelo às dificuldades financeiras, Duarte também travava uma batalha com a Justiça Eleitoral e muitos defendem que mesmo que vencesse o pleito poderia não chegar a assumir o mandato diante de empecilhos jurídicos.  

Depois de conceder uma entrevista coletiva em que se mostrava decepcionado com a política, já que segundo ele a vitória viria para o candidato de maior poder financeiro e não o detentor das melhores propostas, Silvino teve em seguida uma reunião com o então candidato Izaías Régis (PTB) e selou uma união denominada por ‘Amor a Garanhuns’. Antes, Silvino já havia conversado com o senador Armando Monteiro, em Recife, quando adiantou a sua decisão. O final da história é de conhecimento público: Silvino se engajou na campanha de Régis e levou junto todos àqueles que o seguiam, sendo peça fundamental para a fácil vitória de Izaías. “Fomos colocados numa caixa e dados de presente a Izaías. Resultado: Izaías se elegeu com os nossos votos, mas não tem qualquer compromisso com o grupo que acompanhava Silvino”, confidenciou um ex-vereador ligado a Duarte. 

Apesar de o Prefeito Izaías Régis ter revelado durante entrevista ao radialista Marcos Cardoso que pede “conselhos” periódicos a Silvino - quando aproveita a sua experiência administrativa -, passados 365 dias do histórico e decisivo apoio, hoje, Silvino, que tanto contribuiu para a eleição do atual Prefeito, tem um papel muito discreto na atual gestão. Conseguiu acomodar pouco menos de cinco amigos no Governo, dentre eles um dos seus filhos, e mantém raros contatos com o Prefeito, mantendo apenas o status de “amigo do Rei”. 

De acordo com uma fonte que mantém laços de amizade com Duarte, o ex-prefeito já faz criticas diretas a Izaías e aos rumos da sua Gestão e terá uma conversa franca com Armando Monteiro nos próximos dias para decidir seu futuro político, já visando 2014. Pelo panorama apresentado, a aliança por “Amor a Garanhuns”, esta prestes a se quebrar.