terça-feira, 17 de setembro de 2013

PTB de Armando descola do Palácio



Essa é destaque na Coluna Pinga –Fogo, do JC, de 12/09/2013: 

“Armando Monteiro está pronto para a briga. Permanece firme em seu projeto de disputar a cadeira principal do Palácio do Campo das Princesas em 2014. Apesar do assédio do Palácio a suas bases, não abre nem para um trem. Sabe que a hora é essa. Afinal, só concluirá o seu mandato de senador em 2018. Ou seja, se perder a disputa, continuará na vitrine. Além do mais, não enfrentará uma campanha de reeleição, que sempre é mais difícil. Muito pelo contrário, Eduardo Campos deve deixar o cargo para entrar na corrida presidencial ou concorrer ao Senado. Com isso, dividirá, necessariamente, as atenções entre a sua própria eleição e a de seu sucessor.

Mesmo sangrando com os ataques do PSB para esvaziar o seu palanque, Armando luta contra o isolamento, costurando, por exemplo, uma aliança com o PT. Esse pacto está se firmando em função da movimentação do presidenciável, que dá sinais de que enfrentará Dilma Rousseff nas urnas. O PTB está construindo um palanque de oposição, a partir da independência de Armando diante da força do Palácio. Além do PT, ele atrai outras forças que se opõem à hegemonia do PSB, mas que estão em silêncio por temer represálias. 

Como Eduardo está concluindo um ciclo, por mais que eleja o sucessor, a tendência é de uma rearrumação das forças políticas da Frente Popular. Todos estão de olho na nova fase: a do pós-Eduardo. Armando investe na perspectiva do aliado que se descolou e não é submisso. Quem viver, verá”.