segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Trabalho da Coordenadoria de Mulher é apresentado ao Clero da Diocese e Garanhuns recebe Patrulha Maria da Penha



As ações desenvolvidas e o planejamento dos novos passos a serem dados pela Coordenadoria da Mulher de Garanhuns foram apresentados ao Clero da Diocese local.

O Encontro foi realizado na última semana no seminário São José. Na ocasião, o Bispo Diocesano Dom Fernando Guimarães apresentou as profissionais que integram a Coordenadoria aos religiosos que integram as mais diversas paróquias do Agreste Meridional, administradas pela Diocese de Garanhuns.

Tendo a frente a coordenadora Eliane Vilar, a equipe do Órgão Municipal que ganha status de secretaria a partir de 2014, firmou parcerias e ressaltou a importância da Igreja nos assuntos relacionados as mulheres. “Reafirmamos que a Coordenadoria leva todo o apoio preventivo, reparador, de acolhimento, da saúde integral da mulher e de seu empoderamento, mas o que restaura as famílias é a parte espiritual e por isso a Igreja precisa estar lado a lado com a mulher, em todas as suas fragilidades”, registrou Eliane, destacando a importância da realização.

Ainda de acordo com Vilar, outros segmentos religiosos serão procurados pelo Órgão Municipal. “É um trabalho voltado às mulheres, independente de cor, religião e classe social”, finalizou Eliane Vilar.  

NOVA CONQUISTA – E Garanhuns será contemplada com a implantação da patrulha Maria da Penha. Trata-se de uma ação do Governo do Estado que visa acompanhar mulheres que solicitaram medidas protetivas. 

“A Patrulha, composta por dois policiais homens e uma policial Mulher, passará na casa dessas mulheres (ou onde estiverem) três vezes ao dia ou mais, se solicitada, para saber se as mulheres estão bem e se não estão sendo importunadas pelo agressor ou ainda se está em segurança e se a família está assistida”, explica a chefe da Coordenadoria da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar. 

A boa notícia foi confirmada pelo Governador Eduardo Campos durante o Fórum de Gestoras dos Organismos de Mulheres, realizada recentemente em Olinda. De acordo com Eliane, a Patrulha Maria da Penha será lançada oficialmente no próximo dia 23 de setembro, momento em que também será enviada a Assembleia Legislativa, o projeto de lei criando o Juizado Especial da Mulher. 

“Também nos foi comunicado que a capacitação para as polícias Militar e Civil, envolvidas no atendimento as mulheres vítimas de violência domestica e urbana, será realizado aqui em Garanhuns no próximo mês de outubro”, comunicou a Coordenadora, que pontuou: “são conquistas para as mulheres de nossa cidade, que o Governo Municipal, através da Coordenadoria da Mulher, fica feliz em compartilhar”, finalizou Eliane Vilar.