terça-feira, 19 de setembro de 2017

Espécie rara de Porco-Espinho é encontrada em Garanhuns

 

Um registro inédito revelou a presença de um coandumirim (Coendou speratus), espécie de porco-espinho ameaçada de extinção, num trecho de Mata Atlântica aqui em Garanhuns. Uma bela surpresa da natureza, uma vez que a descoberta amplia a distribuição geográfica do mamífero.

Até dez anos atrás, a literatura científica descrevia a Mata do Tauá, Boca da Mata, Mata do Xanguazinho e Mata da Barragem, em Sirinhaém, e o Refúgio Ecológico Charles Darwin, em Igarassu, como os únicos habitats naturais desse mamífero em Pernambuco. O registro, ao ampliar a faixa geográfica do animal, fornece novos dados sobre a espécie, ainda pouco estudada devido à sua limitada distribuição na natureza. 

Os resultados desse achado, feito por pesquisadores da Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE junto ao 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Município, serão publicados em artigo aprovado pela revista periódica Check List. “Vale ressaltar que, mesmo que o Coandu tenha sido capturado em uma mata inserida no perímetro urbano, Garanhuns é uma cidade cercada por montanhas cobertas de vegetação natural, provável origem dessa espécie”, pondera um dos estudiosos que escreveu o artigo, Wallace Telino Junior.

O animal, um macho adulto, ganhou vida livre numa área de 40 hectares de floresta preservada, no município de Brejão, vizinho a Garanhuns. (Com informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)