sábado, 30 de setembro de 2017

Prefeitura se pronuncia sobre Obras Paralisadas em Garanhuns

 

Falta de repasses federais e estaduais; bloqueio de recursos e o período chuvoso são os motivos alegados pela Prefeitura de Garanhuns para a paralisação de algumas obras na Cidade. O tema foi abordado em reportagem da TV Asa Branca, exibida ontem, dia 29, no ABTV 1ª Edição.

Na reportagem do jornalista Diogo Franco foram mostradas as obras das creches dos bairros Manoel Chéu (imagem ao lado) e Francisco Figueira, a Cohab 2. As obras da nova Escola Padre Agobar Valença, que vem sendo edificada na Avenida Caruaru, também foram destaque, assim como o Campo de Futebol do Parque Euclides Dourado e a nova CEAGA. "Essa obra está abandonada desde antes do Inverno. Começaram a fazer e não terminaram", disse a comerciante Gileuza Costa Bezerra, durante a entrevista.

Em nota, a Prefeitura de Garanhuns informou que as empresas responsáveis pelas obras das creches foram notificadas, inclusive via Diário Oficial, para finalizar as obras paradas. Engenheiros também foram convocados para apresentar um novo cronograma dos serviços. Uma nova notificação já está prevista, todavia, segundo a Municipalidade, o pagamento restante só será efetuado quando ocorrer o desbloqueio das verbas por parte do Governo Federal.

O bloqueio das verbas federais também foi a justificativa apresentada quanto a paralisação das obras da nova Escola Padre Agobar Valença. Segundo a TV Asa Branca, o Governo Federal também foi acionado para se posicionar quanto a liberação dos recursos, mas não respondeu.

Já em relação ao Campo de Futebol do Parque Euclides Dourado, cujas obras vêm sendo realizadas com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), a Prefeitura aguarda um posicionamento do Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, que já aprovou um plano de trabalho das obras. O Governo do Estado confirmou que o plano de trabalho foi reprogramado e que aguarda a vistoria da obra para a liberação da terceira das quatro parcelas, todavia não deu qualquer prazo para a liberação desses recursos e consequente retomada dos serviços.

Com relação a CEAGA, o Governo de Garanhuns informou que os trabalhos foram interrompidos por conta das chuvas e que devem ser retomados com a estiagem, tendo um prazo de conclusão de quatro meses após o seu reinício. Vale registrar que os tapumes que circundam as obras e que foram danificados pela ação do tempo e de vândalos foram recolocados. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos vem realizando intervenções na rede de esgoto no entorno da Obra. (Com informações e imagens de reprodução da TV Asa Branca. CONFIRA)