quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Prefeitura, Câmara e Sociedade Civil discutem normas para Condução de Cães em Garanhuns

 

A sede da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer foi lugar para uma reunião na manhã desta quarta-feira, dia 13, que buscou tratar tópicos a respeito da Lei que normatiza obrigatoriedades na condução de Cães no âmbito do Município. O responsável pela pasta, Carlos Eugênio, esteve reunido com o vereador Zaqueu Naum Lins, que representou o Poder Legislativo; com o Médico Veterinário, Marcos André Fernandes, que integra o Centro de Controle Ambiental do Município e com os representantes da sociedade civil, Beto Borges, Juvenal Félix e Carlos Vasconcelos. O gerente do Parque Euclides Dourado, Josenildo Wanderley também participou do Encontro.

Durante a ocasião, foi formatada, em consenso com todos os segmentos, uma minuta de projeto de lei com normas que disciplinarão a condução de Cães no Município, sobretudo em parques, logradouros e vias públicas com grande aglomeração de pessoas. O documento será encaminhado a Procuradoria Municipal e, posteriormente, enviado para apreciação da Câmara de Vereadores. Em caso de aprovação no Legislativo Municipal, e consequente sansão por parte do Prefeito, a nova legislação revogará as Leis nº 3674/2009 e nº 4413/2017, que atualmente estão em vigor, e que possui tópicos considerados inviáveis pelos criadores de cães de médio, grande e de gigante porte. 

“Nós somos criadores e formadores de opinião, creio que isso é muito bom para a população de uma forma geral. Garanhuns tem muito cachorro, as pessoas criam muitos cães e, algumas vezes, não sabem como criar”, explicou o adestrador e criador de cães, Beto Borges. Ainda segundo o Adestrador, o consenso será importante para todos. “Vai ser bom para os cães, sociedade e para a Prefeitura, no sentido da responsabilidade”, finalizou.

O secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, que representou o Executivo Municipal nas discussões, afirmou que o acordo beneficiará toda a população. “Acreditamos que com esse entendimento promovido pelo Prefeito Izaías Régis, entre a Prefeitura, Câmara de Vereadores e os criadores, vamos construir uma legislação que atenderá aos requisitos de segurança, tanto para os criadores, como para os demais cidadãos de Garanhuns”, frisou Carlos.  (Com informações e imagens de Daniela Batista/SECOM/PMG)

Clique em player e confira uma reportagem da TV Asa Branca/Globo, que foi veiculada no ABTV 1ª Edição, sobre o assunto: