segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Prefeitura de Garanhuns esclarece problemas na Cobrança do IPTU


O Blog recebeu a informação de um Cidadão quanto à existência de problemas na emissão dos boletos de pagamento do IPTU aqui em Garanhuns. Segundo o Cidadão, que pediu reserva da sua identidade, os boletos referentes aos anos de 2013 e 2014 passaram a vir com a informação de que o contribuinte teria débitos anteriores, mesmo para àqueles que quitaram o pagamento do Tributo, perdendo, assim, o desconto de 40% concedido pelo Governo Municipal no pagamento do Imposto.

A Prefeitura de Garanhuns, por intermédio da Secretaria da Fazenda, se pronunciou sobre o assunto. Confira o comunicado do Governo Municipal:


“GOVERNO MUNICIPAL DE GARANHUNS - A Secretaria da Fazenda do Município de Garanhuns no ano de 2013 fez um levantamento geral do departamento de tributação onde baseado neste estudo lançou em meados do mês de abril suas metas para os anos de 2013 e 2014, as quais contemplavam as áreas de atualização e modernização de sistemas tributários, equipamentos, capacitações, maior humanização e melhores condições de atendimento ao contribuinte.   

1 - O processo de mudança para uma nova plataforma informatizada, atualizada e mais moderna, que inclui todos os tributos e taxas municipais, é muito complexo e delicado, podendo haver algumas divergências na importação de dados antigos. 

Em alguns casos se faz necessário o contribuinte comprovar o pagamento de anos anteriores, mas EM MOMENTO ALGUM É TIRADO O DIREITO AO DESCONTO QUE CONSTA EM NOSSO CÓDIGO TRIBUTÁRIO. Confirmado no ato é entregue um novo boleto com o desconto e nos casos dos contribuintes que pagaram sem o mesmo, o Departamento Tributário disponibiliza o FORMULÁRIO DE RESTITUIÇÃO ao contribuinte.

2 - Em relação às baixas manuais, no caso da comprovação de pagamento, é necessário abertura de processo administrativo, que precisa seguir por vários setores (tributação, contabilidade, procuradoria) até sua aprovação. 

Precisamos de uma análise mais profunda e de uma ampla documentação, como cópia de documentos comprobatórios, pareceres, para que haja total lisura no processo. Esse processo pode ser acompanhado pelo cidadão e fiscalizado pelos órgãos de controle como Tribunal de Contas, Ministério Público.

3 - O departamento tributário está passando por uma renovação geral dando melhores condições de trabalho ao servidor para oferecer o melhor serviço ao contribuinte, e isso já é visível no layout, novos equipamentos, melhor espaço para espera no atendimento.

Estamos dando sequência nos investimentos iniciados nesse departamento logo nos primeiros dias do novo governo. Com certeza assumimos os riscos das dificuldades, e estamos prontos e receptivos às críticas e sugestões para que possamos acertar mais e oferecer o melhor.

4 - Lançamos nesta última semana duas campanhas de extrema importância para os contribuintes e empresas:

A- Prorrogação do vencimento do IPTU 2013 para 30/09. 

Os retardatários precisam apenas se dirigir ao Departamento Tributário do município, apresentar o CARNÊ recebido, e vencido em 30/07, para atualização do vencimento sem JUROS ou MULTAS. 

B - Publicação do decreto que possibilita ao contribuinte em débito com o Município:

1) Renegociar seus débitos;
2) Aos que já renegociaram e estão com dificuldades de cumprir o acordo da última negociação, está aberta a possibilidade de mais uma vez negociar o débito. 

O município de Garanhuns está sempre trabalhando para fazer o melhor pela população

Atenciosamente

Prefeitura Municipal de Garanhuns
Secretaria da Fazenda/Departamento de Tributação”.