segunda-feira, 25 de agosto de 2014

COMEÇOU O PULA-PULA?

Prefeitos e grupos do PSB aderem a Armando e João em Jucati, Calçados, Correntes e Lagoa do Ouro.
Marquidoves e sete vereadores de Lagoa do Ouro agora são Armando.
Em um giro por municípios do Agreste neste domingo, dia 24, Armando Monteiro (PTB) e João Paulo (PT), candidatos a governador e a senador da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe, somaram uma série de apoios de prefeitos, vereadores e lideranças filiadas ao PSB e ligadas à Frente Popular nas cidades de Terezinha, Brejão, Jucati, Calçados, Correntes e Lagoa do Ouro.


No sábado, dia 23, houve a adesão do ex-prefeito de Vitória de Santo Antão José Aglaílson, um socialista histórico. No domingo, o prefeito Marquidoves Vieira, decidiu abrir uma dissidência no PSB estadual para apoiar Armando, João Paulo e Dilma. O Socialista promoveu um grande ato na noite de ontem, dia 23, no centro de Lagoa do Ouro e levou todo o seu grupo, que é formado por sete vereadores, para o palanque de Armando. “O que nós queremos são obras e o bem-estar da população. Já fui diversas vezes ao Recife para pedir obras que perdi as contas”, lamentou Marquidoves.



Em Jucati, todo o grupo do PSB, liderado pelo presidente municipal da legenda, Moisés Cordeiro, que disputou a prefeitura em 2012, fechou com Armando e João. Além de Moisés, esse grupo é formado também pelos vereadores Pedro Vilela (PSB), Ernan do Leite (PSB) e Branco (PT), além do ex-vice-prefeito Eliazar Cordeiro, que deixou as hostes socialistas e filiou-se ao PTB. “A gente viu todo mundo ser eleito junto em 2010 e, quatro anos depois, quando pensamos que Armando seria o escolhido pela Frente Popular para continuar o projeto, apareceu outro candidato, que a gente nem sabe quem é. Armando é um amigo, conhece todo o Estado e tem ciência dos problemas do povo”, afirmou Moisés.

Em Calçado, mais uma grande liderança política decidiu apoiar o palanque de Armando Monteiro e João Paulo. Trata-se do prefeito Zé Elias, que é filiado ao PP, partido que integra a coligação adversária. Além do progressista, seis dos nove vereadores do PSB, PP e PR fecharam com Armando, João Paulo e Dilma. “Armando é a melhor opção para Pernambuco. Ele é o mais preparado”, justificou o prefeito Zé Elias.

No município de Correntes, o ex-prefeito Júnior Lúcio (PR) também está deixando a Frente Popular para aderir o palanque do PTB. “O povo veio aqui para abraçar essa chapa. Hoje começa a verdadeira mudança de Correntes”, disse. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe)

O Jornalista Ronaldo César, que assina um dos Blog´s mais lidos e respeitados de Pernambuco faz uma analise bastante equilibrada sobre “O PULA-PULA NA ELEIÇÃO DE PERNAMBUCO”. Confira:



NOVOS APOIOS A ARMANDO MOSTRAM DIFICULDADES EM JUNTAR ADVERSÁRIOS NOS MUNICÍPIOS (Por Ronaldo César) - Eduardo Campos estava conseguindo uma façanha, a de unir adversários históricos nos municípios. Foram vários exemplos no estado, só aqui no Agreste várias cidades tinham praticamente todos os seus políticos defendendo Paulo Câmara e o próprio Eduardo para presidente. Exemplos como Lajedo (com o prefeito Rossine e os Dourado), Jucati (com Gerson e Moisés), Bom Conselho (com o prefeito Dannilo e a ex, Judith), Correntes (com o prefeito Edimilson e o ex, Júnior Lúcio), entre outros. 

Em outras regiões, e cidades até maiores como Caruaru (com Zé Queiroz, João Lyra, Jorge e Laura e, até, Tony Gel e Miriam Lacerda), também aconteceram situações semelhantes. Na maioria delas os acordos serão cumpridos, e os grupos seguem defendendo os candidatos da Frente Popular, mesmo que em palanques separados, como Lajedo e Bom Conselho. 

Entretanto, os movimentos visando a eleição de prefeito em 2016 foram inviabilizando a continuidade dos palanques unidos em alguns municípios. Lembro que o próprio prefeito Izaías Régis certa vez disse que era natural, "se um lado vai pra lá, o outro vem pra cá." 

Portanto, estes rompimentos viriam naturalmente quando a eleição de prefeito se aproximasse, melhor que seja agora, para que se possa influenciar na eleição de governador, e se busque suporte para a campanha futura.

Em Jucati, o prefeito Gerson Henrique (PTB de Armando) foi o primeiro no estado do lado trabalhista a anunciar apoio a Eduardo e Paulo Câmara. Curiosamente seu principal opositor no município é do PSB, partido governista, que ficou sem espaço para trabalhar uma futura candidatura municipal apoiada pela Frente Popular. Moisés e seu grupo, mesmo do PSB, fez o caminho para Armando, garantindo o apoio em 2016 no embate com Gerson Henrique.

Situação parecida aconteceu em Correntes, onde Júnior Lúcio (PP), deve disputar contra o prefeito Edimilson da Bahia, que é do PSB. Sem a garantia do apoio da Frente Popular para a disputa em 2016, Júnior Lúcio preferiu romper e garantir o apoio de Armando.


Estes apoios estão sendo alardeados como debandada, como se o principal propósito fosse se integrar a uma campanha que já se considera vitoriosa, quando na verdade, são acertos locais em busca de viabilizar candidaturas municipais, principalmente a prefeito em 2016”. (http://blogdoronaldocesar.blogspot.com.br/ )