sábado, 16 de agosto de 2014

IBGE deve abrir Concurso com mais de 1.500 vagas


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que encaminhou requerimento para realização de concurso público ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) solicitando a abertura de 1.044 postos de nível médio e mais de 300 de nível superior.

A Instituição aguarda posicionamento do Planejamento. O certame será destinado ao provimento de cargos efetivos, já que o quadro de pessoal está defasado devido ao grande número de aposentadorias no órgão.

Os servidores recebem salários entre R$ 2.950,91 e R$6.666,83. Há, ainda, gratificação por qualificação e titulação. Atualmente, há 578 agências do IBGE no País e aproximadamente 5.760 funcionários efetivos, segundo levantamento promovido em março de 2014. 

STF NEGA PEDIDO DE COTAS PARA NEGROS EM CONCURSOS - A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) para que seja obrigatória a reserva de 20% das vagas para pardos e negros em concursos públicos do Legislativo e Judiciário. Segundo a ministra, a concessão do mandado de segurança significaria interferência do STF no Legislativo.

A Lei nº 12.990/2014 foi publicada no dia 9 de junho e criou a reserva de 20% nas vagas em concursos públicos para pardos e negros em órgãos da administração federal, como autarquias, fundações, e empresas públicas. Ao recorrer ao STF, o instituto alegou que não foi feita justiça social, pelo fato de o Judiciário e o Legislativo não terem sido contemplados pela lei. Na decisão, a Ministra entendeu que cabe ao Poder Legislativo decidir em quais setores a reserva será aplicada.