domingo, 17 de agosto de 2014

ESTUDO REVELA: Governo Izaías tem mais de 800 Servidores Contratados


Dados não incluem a Secretaria de Saúde. 

Projeto de Lei que cria cargos para o Concurso ainda não foi apresentado na Câmara de Vereadores.

Com base em dados publicados no Portal da Transparência da Prefeitura de Garanhuns, um atento Cidadão, que pediu reserva da sua identidade, encaminhou ao Blog do Carlos Eugênio um estudo quanto ao número de contratados que prestam serviço no Governo Municipal. Os dados coletados são referentes ao último mês de julho e podem ser conferidos no link: http://187.87.133.45:8080/garanhun_ncA/consulta.do?metodo=inicia .

Clique na Imagem para ampliar.
De acordo com o Estudo, no último mês de julho, o Governo Izaías Régis contava com mais de 800 profissionais contratados, que desempenham diversas funções em 13 secretarias e órgãos da Prefeitura de Garanhuns. A pasta que reúne o maior número de contratados é a Educação, que possui mais de 400 servidores com vínculos temporários. São Agentes de Disciplina; Agentes Administrativos, Auxiliar de Serviços Gerais; Motoristas; Merendeiros; Educadores Esportivos; Instrutores de Música; Nutricionistas, Monitores e Professores, cuja indicação não precedeu de qualquer tipo de seleção. A Secretaria de Assistência Social é a segunda em número de contratados. São cerca de 170 profissionais, todavia, o Governo Municipal promoveu recentemente uma Seleção Pública Simplificada que justifica as contratações. Vale registrar que os dados referentes a Secretaria de Saúde não estão disponíveis no Portal da Transparência. Com isso, o número de servidores contratados naquela Pasta não foram computados no Estudo. 

A existência desse alto número de contratados não é uma particularidade do Governo atual. Informações dão conta que no Governo de Luiz Carlos de Oliveira, de 2005 a 2012, o número de servidores contratados foi semelhante ao de hoje, todavia a Gestão do Farmacêutico realizou dois Concursos Públicos, nomeando mais de mil servidores. 

O Blog do Carlos Eugênio tentou manter contato com o secretário de Administração, Alfredo Gois, para que pudesse comentar as informações colhidas no estudo da Folha de Pagamento da Prefeitura referente ao último mês de julho, mas a chamada não foi atendida e outras tentativas, possivelmente por problemas da operadora de telefonia móvel, foram encaminhadas a caixa postal.  

CONCURSO PÚBLICO - A expectativa é que a Comissão Organizadora do Concurso Público que a Prefeitura de Garanhuns deve realizar ainda neste ano, conforme recomendação do Ministério Público de Pernambuco, sugira ao Prefeito Izaías Régis um número superior a mil vagas em disputa no certame, todavia, em entrevista ao Blog no último mês de abril, o Secretário de Administração revelou que pouco mais de 400 vagas serão criadas para o Concurso, que deve ser organizado pelo IAUPE/UPE e que não teve, até o momento, sequer o Projeto de Lei criando as possíveis vagas encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação.    

O Blog esta a disposição do Governo de Garanhuns para publicar a sua versão sobre os fatos apresentados nesta reportagem.