quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Oportunidades com Parques Eólicos serão divulgadas em Garanhuns

Caetés, Capoeiras, Iati, Paranatama e Saloá, 
entre outros, contarão com Unidades.

Um workshop sobre parques eólicos ocorrerá nesta quinta-feira, dia 21, das 19 às 21h aqui em Garanhuns. O Encontro será realizado no auditório do Hotel Garanhuns Palace, localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 626, bairro Heliópolis.

A meta é divulgar as oportunidades geradas por estes empreendimentos, uma vez que se tem avançando na produção de energia produzida pelos ventos, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC). Não é necessário se inscrever antecipadamente e o acesso é gratuito. Além de empresários, podem participar demais interessados no tema. Durante o encontro, serão apresentadas experiências de municípios que possuem parques já em operação.

O secretário executivo Roberto Abreu e Lima, de Gestão do Desenvolvimento da SEDEC, destaca que já na fase de instalação os empreendimentos precisam de uma série de serviços, que vão desde a instalação de banheiros químicos até o fornecimento de refeição para os operários. “Esses são serviços que podem muito bem ser prestados por empresas do próprio município ou região. A instalação de um parque eólico afeta muito significativamente a geração de renda da região, que passa a contar com uma nova injeção de receita. Por esse motivo, é importante que os setores estejam preparados para aproveitar bem”, enfatizou Abreu e Lima, por meio da assessoria de imprensa.

EMPREENDIMENTOS - Além de contar com um polo de fabricação de equipamentos eólicos, com várias indústrias instaladas no Complexo Industrial Portuário de Suape, Pernambuco possui ao todo 30 parques em fase de projeto ou construção e cinco já em fase de operação.

De acordo com a SDEC, os municípios de Gravatá, Macaparana e Pombos têm obras prontas e funcionando. Já em fases de desenvolvimento estão os parques de Araripina, Caetés, Capoeiras, Iati, Paranatama, Pedra, Pesqueira, Poção, Saloá, Tacaratu e Venturosa. (Do G1 Caruaru)