quarta-feira, 29 de julho de 2015

BALANÇO POSITIVO: Izaías estima Lucro de mais de 30 milhões de Reais com o 25º FIG


Estimando que Garanhuns “lucrou” mais de 30 milhões de reais com a 25ª edição do Festival de Inverno, o Prefeito Izaías Régis (PTB) fez um balanço bastante positivo do Evento durante coletiva a Imprensa realizada na manhã de hoje, dia 29, em seu Gabinete.

Ressaltando que o 25º FIG “se completou”, Régis enfatizou que “mais de 30 milhões de reais de lucro, fora todo o investimento que foi feito (estimado em 1,5 milhão de reais segundo dados informados pela SECOM/PMG)”, foram viabilizados. “Mais de 5 mil pessoas trabalharam nos bastidores do Festival, que vão receber o recurso e irão para o mercado de consumo. Eles irão para o comércio, comprar uma geladeira, uma televisão... comprar material de construção”, estimou Izaías.

O tema divulgação da programação foi abordado pelos profissionais de Imprensa. É que neste ano, o Governo Municipal contratou dez atrações para o Palco Mestre Dominguinhos, dentre elas: Ana Carolina, Capital Inicial e Leonardo Sullivan (cujo valor do cachê ainda não foi divulgado). O Prefeito registrou a expectativa de que, após um contato prévio com a Fundarpe, a Prefeitura possa divulgar as atrações contratadas com recursos municipais para a 26ª edição do Evento. “Vamos conversar ainda este ano com a Fundarpe; discutir a data do Festival do próximo ano e se tivermos de apresentar atrações, faremos no Festival Viva Dominguinhos”, registrou Izaías.

Ainda segundo Izaías, durante o FIG 2016 existe a expectativa que o comércio seja aberto também nos finais de semana. “Acho que erramos neste ano quando não abrimos no domingo do Festival. Vamos chamar o CDL, empresários, comerciantes, para que possamos discutir a abertura do comercio no domingo do Festival de Inverno”, adiantou Izaías.




PISTA DE GELO NO PARQUE: Ao final da coletiva, o Prefeito de Garanhuns registrou que buscará investimentos federais para ampliar a Praça Mestre Dominguinhos e reformar o Parque Euclides Dourado e o Cristo do Magano. Régis também enfatizou que vai buscar a iniciativa privada para implantar o projeto de construção de uma Pista de Gelo, no Euclides Dourado, tornando o espaço uma atração turística permanente. “Estamos oferecendo um espaço no Parque Euclides Dourado e tenho certeza que a Câmara de Vereadores não fará oposição a isso, para que nós coloquemos uma Pista de Gelo permanente. Nós vamos oferecer o espaço e já tem gente interessada no investimento”, finalizou Izaías, ressaltando que “Nossa cidade só ganhou com o Festival de Inverno”.

Clique AQUI e confira o balanço do FIG produzido pela Secretaria de Comunicação Social.  







PREFEITURA DE GARANHUNS DIVULGA BALANÇO DO 25º FESTIVAL DE INVERNO - Garanhuns se despediu, na madrugada do último domingo (26), da 25ª edição do Festival de Inverno. O evento, que homenageou a escritora Luzilá Gonçalves, deixou um saldo positivo para o município. De acordo com a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult/PE), foram em torno de 400 ações culturais com um público total estimado em 600 mil pessoas. Os shows de encerramento, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, contabilizaram um público superior a 65 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar (PM).

Assim como em 2013 e 2014, a Prefeitura de Garanhuns manteve parceria direta, do planejamento à execução, com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Secult/PE para que o evento fosse um sucesso. Três atrações nacionais foram contratadas pela gestão municipal, sendo elas: Ana Carolina, Leonardo Sullivan e Capital Inicial. Por meio da Prefeitura, também foram contratadas outras sete atrações para Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

Além dessas atrações, a Secretaria Municipal de Cultura contratou cinco para o Palco Forró, cinco do Palco Instrumental, três do Palco Pop, oito da Cultura Popular, três do Palco Boião, quatro do Cultura Livre nas Feiras, sete oficinas, um espetáculo de Teatro Adulto, um espetáculo de Dança, duas exposições, uma intervenção, três Moda e Design, stand na Praça da Palavra e cinco do Palco Gospel. Os projetos Roda de Sanfona e Orquestrando no FIG também foram articulados pela pasta. No stand montando na Praça da Palavra, 45 escritores de Garanhuns e região se encontraram.

A Secretaria de Turismo informou que, durante os dias de semana, a ocupação nos meios de hospedagem - incluindo hotéis e pousadas – ficou numa média de 60%. Nos finais de semana, esse número chegou aos 100%.

A Secretaria de Assistência Social, com o intuito de chamar a atenção de moradores e turistas, realizou panfletagem sobre a prevenção ao trabalho infantil, violência sexual e venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Foram, no total, 55 profissionais escalados, contando com profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e 16 educadores sociais, atuando nos principais polos.

Um Centro de Acolhimento foi montado, temporariamente, contou com materiais pedagógicos, lúdicos, além de lanches para crianças que estavam com os pais – comerciantes – trabalhando. Grupos culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) entraram na grade de programação. A Secretaria da Juventude, em parceria com a Patrulha Mirim de Garanhuns, realizou panfletagem na avenida Rui Barbosa e na Polícia Rodoviária Federal (PRF), sobre a campanha de prevenção e combate às drogas.

Em esquemas de plantão e prontidão, a Secretaria da Mulher mobilizou toda sua equipe técnica durante o FIG. No total, 26 ocorrências foram registradas, sendo seis atendimentos psicológicos, seis atendimentos jurídicos, cinco atendimentos sociais, dois casos de violência física, seis de violência psicológica, um de violência sexual e outra de violência patrimonial. Mais de 200 mulheres também receberam, durante o período de festa, palestras sobre os direitos da mulher.

A Biblioteca Pública Municipal Luiz Brasil e o Planetário Mauro Souza Lima, vinculados à Secretaria de Educação e Esportes, ambos situados no Parque Euclides Dourado, estiveram em atividade. A Praça da Palavra, que teve uma visitação de mais de 13 mil pessoas durante os oito dias de funcionamento, contou com exposições diárias das atividades realizadas nas salas de leitura de 15 escolas da Rede Municipal de Ensino. A Biblioteca Luiz Brasil contou com a parceria da editora IMEPH, além da participação das bibliotecas Indústria do Conhecimento (IDC) e a “Ler é Preciso”. Já o Planetário disponibilizou três sessões diárias para o púbico.

A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), executou serviços básicos em diversos polos de animação. Um total de 101 profissionais de saúde trabalharam durante o evento. Ao todo, nos dois principais polos de animação (Praça Cultural Mestre Dominguinhos e Parque Euclides Dourado), foram 105 licenças expedidas, 197 cadastros realizados, 1.820 inspeções, dois termos de notificação e 21 autos de apreensão e inutilização. Quanto aos atendimentos de saúde, foi registrado um número final de 1.027 atendimentos.

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras manteve um esquema de limpeza especial nas principais vias públicas e nos 15 polos culturais. Entre as ações, podem ser citadas a pintura de meio-fio, capinação em canteiros e instalação de iluminação no entorno dos principais polos. Aproximadamente 90 homens estiveram espalhados. Dez container’s soram instalados na Praça Mestre Dominguinhos para suprir o aumento de demanda.

A Secretaria de Comunicação Social, numa parceria com a Gerência de Comunicação da Secult/PE, credenciou 59 veículos de comunicação de todo o Brasil para a cobertura jornalística do FIG. No período de 16 de junho (data em que a Prefeitura divulgou os primeiros nomes da grade de programação), até 27 de julho (um dia pós-festival), foram identificadas a veiculação de 1.772 notícias sobre Garanhuns – envolvendo direta e indiretamente o festival, sendo 1.084 em emissoras de televisão, rádio e jornais impressos; e 688 em blogs e sites.

A equipe de Assessoria de Comunicação Social e Imprensa, formada por 11 pessoas, entre servidores fixos e temporários, produziu, durante o evento, mais de 50 releases – enviados diariamente para toda a imprensa. Por meio da Gerência de Publicidade e Propaganda, peças publicitárias, visando divulgar as belezas de Garanhuns, foram criadas e colocadas em pontos de ônibus da cidade. O Natal Luz também se tornou peça publicitária nos polos, numa parceria com a Secretaria de Turismo.

Em tempo real, os shows noturnos tiveram cobertura direta. Registros fotográficos de cada atração que subia ao palco Mestre Dominguinhos eram compartilhados na rede. A fan pageoficial da Prefeitura de Garanhuns, no Facebook, registrou um alcance de mais de 140 mil pessoas por publicação. Um drone foi contratado para registrar, do alto, o público que visitou os polos do evento.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou uma pesquisa socioeconômica com o objetivo de identificar o potencial do maior evento do município. Em alguns restaurantes da cidade, foi verificado que a clientela aumentou cerca de 60% nos finais de semana do evento, em comparação com os finais de semana normais – durante a semana chegou a uma média de 40%. O crescimento no faturamento do comércio garanhuense pode chegar a mais de 30% em relação a períodos normais para alguns setores. O dado de 2014, que mostrou que 100% dos turistas voltariam em 2015, se comprovou.

Já a Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizou fiscalizações e controle dos ambulantes, além do apoio nas montagens das estruturas junto às empresas e à Fundarpe. O paisagismo no Euclides Dourado também foi reforçado pela pasta.

A Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) concentrou, mais uma vez, várias oficinas culturais. Este ano, foram 19 oficinas de formação, contabilizando mais de 1.200 participantes. Das outras 12, uma aconteceu na Secretaria da Mulher, outra no quilombo Timbó, uma no quilombo Caluete, três no Castainho, cinco no Casarão dos Pontos de Cultura e uma em escola da Rede Estadual de Ensino.

Durante os 10 dias de festival, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) contabilizou 192 infrações. As multas mais cometidas foram: estacionamento, avanço do sinal vermelho e falta do uso de segurança. Numa comparação, com 2014, os números caíram. Ano passado foram 442 multas, este ano foram 192 – redução de 57%.