Estimando que Garanhuns “lucrou”
mais de 30 milhões de reais com a 25ª edição do Festival de Inverno, o Prefeito
Izaías Régis (PTB) fez um balanço bastante positivo do Evento durante coletiva
a Imprensa realizada na manhã de hoje, dia 29, em seu Gabinete.
Ressaltando que o 25º FIG “se
completou”, Régis enfatizou que “mais de 30 milhões de reais de lucro, fora
todo o investimento que foi feito (estimado em 1,5 milhão de reais segundo dados informados pela SECOM/PMG)”, foram viabilizados. “Mais de 5 mil
pessoas trabalharam nos bastidores do Festival, que vão receber o recurso e irão
para o mercado de consumo. Eles irão para o comércio, comprar uma geladeira, uma
televisão... comprar material de construção”, estimou Izaías.
O tema divulgação da programação
foi abordado pelos profissionais de Imprensa. É que neste ano, o Governo
Municipal contratou dez atrações para o Palco Mestre Dominguinhos, dentre elas:
Ana Carolina, Capital
Inicial e Leonardo Sullivan (cujo valor do cachê ainda não foi divulgado). O Prefeito
registrou a expectativa de que, após um contato prévio com a Fundarpe, a
Prefeitura possa divulgar as atrações contratadas com recursos municipais para a
26ª edição do Evento. “Vamos conversar ainda este ano com a Fundarpe; discutir
a data do Festival do próximo ano e se tivermos de apresentar atrações, faremos
no Festival Viva Dominguinhos”, registrou Izaías.
Ainda segundo Izaías, durante o
FIG 2016 existe a expectativa que o comércio seja aberto também nos finais de
semana. “Acho que erramos neste ano quando não abrimos no domingo do Festival.
Vamos chamar o CDL, empresários, comerciantes, para que possamos discutir a
abertura do comercio no domingo do Festival de Inverno”, adiantou Izaías.
PREFEITURA DE
GARANHUNS DIVULGA BALANÇO DO 25º FESTIVAL DE INVERNO - Garanhuns se despediu, na madrugada do último
domingo (26), da 25ª edição do Festival de Inverno. O evento, que homenageou a
escritora Luzilá Gonçalves, deixou um saldo positivo para o município. De
acordo com a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult/PE), foram em torno de
400 ações culturais com um público total estimado em 600 mil pessoas. Os shows
de encerramento, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, contabilizaram um
público superior a 65 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar (PM).
Assim como em 2013
e 2014, a Prefeitura de Garanhuns manteve parceria direta, do planejamento à
execução, com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
(Fundarpe) e a Secult/PE para que o evento fosse um sucesso. Três atrações
nacionais foram contratadas pela gestão municipal, sendo elas: Ana Carolina,
Leonardo Sullivan e Capital Inicial. Por meio da Prefeitura, também foram
contratadas outras sete atrações para Praça Cultural Mestre Dominguinhos.
Além dessas
atrações, a Secretaria Municipal de Cultura contratou cinco para o Palco Forró,
cinco do Palco Instrumental, três do Palco Pop, oito da Cultura Popular, três
do Palco Boião, quatro do Cultura Livre nas Feiras, sete oficinas, um
espetáculo de Teatro Adulto, um espetáculo de Dança, duas exposições, uma
intervenção, três Moda e Design, stand na Praça da Palavra e cinco do Palco
Gospel. Os projetos Roda de Sanfona e Orquestrando no FIG também foram
articulados pela pasta. No stand montando na Praça da Palavra, 45 escritores de
Garanhuns e região se encontraram.
A Secretaria de
Turismo informou que, durante os dias de semana, a ocupação nos meios de
hospedagem - incluindo hotéis e pousadas – ficou numa média de 60%. Nos finais
de semana, esse número chegou aos 100%.
A Secretaria de
Assistência Social, com o intuito de chamar a atenção de moradores e turistas,
realizou panfletagem sobre a prevenção ao trabalho infantil, violência sexual e
venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Foram, no total, 55
profissionais escalados, contando com profissionais dos Centros de Referência
de Assistência Social (Cras’s) e do Centro de Referência Especializado de
Assistência Social (Creas), e 16 educadores sociais, atuando nos principais
polos.
Um Centro de
Acolhimento foi montado, temporariamente, contou com materiais pedagógicos,
lúdicos, além de lanches para crianças que estavam com os pais – comerciantes –
trabalhando. Grupos culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de
Vínculos (SCFV) entraram na grade de programação. A Secretaria da Juventude, em
parceria com a Patrulha Mirim de Garanhuns, realizou panfletagem na avenida Rui
Barbosa e na Polícia Rodoviária Federal (PRF), sobre a campanha de prevenção e
combate às drogas.
Em esquemas de
plantão e prontidão, a Secretaria da Mulher mobilizou toda sua equipe técnica
durante o FIG. No total, 26 ocorrências foram registradas, sendo seis
atendimentos psicológicos, seis atendimentos jurídicos, cinco atendimentos
sociais, dois casos de violência física, seis de violência psicológica, um de
violência sexual e outra de violência patrimonial. Mais de 200 mulheres também
receberam, durante o período de festa, palestras sobre os direitos da mulher.
A Biblioteca
Pública Municipal Luiz Brasil e o Planetário Mauro Souza Lima, vinculados à
Secretaria de Educação e Esportes, ambos situados no Parque Euclides Dourado,
estiveram em atividade. A Praça da Palavra, que teve uma visitação de mais de
13 mil pessoas durante os oito dias de funcionamento, contou com exposições
diárias das atividades realizadas nas salas de leitura de 15 escolas da Rede
Municipal de Ensino. A Biblioteca Luiz Brasil contou com a parceria da editora
IMEPH, além da participação das bibliotecas Indústria do Conhecimento (IDC) e a
“Ler é Preciso”. Já o Planetário disponibilizou três sessões diárias para o
púbico.
A Secretaria de
Saúde, por meio da Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Vigilância
Epidemiológica e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), executou
serviços básicos em diversos polos de animação. Um total de 101 profissionais
de saúde trabalharam durante o evento. Ao todo, nos dois principais polos de
animação (Praça Cultural Mestre Dominguinhos e Parque Euclides Dourado), foram
105 licenças expedidas, 197 cadastros realizados, 1.820 inspeções, dois termos
de notificação e 21 autos de apreensão e inutilização. Quanto aos atendimentos de
saúde, foi registrado um número final de 1.027 atendimentos.
A Secretaria de
Serviços Públicos e Obras manteve um esquema de limpeza especial nas principais
vias públicas e nos 15 polos culturais. Entre as ações, podem ser citadas a
pintura de meio-fio, capinação em canteiros e instalação de iluminação no
entorno dos principais polos. Aproximadamente 90 homens estiveram espalhados.
Dez container’s soram instalados na Praça Mestre Dominguinhos para suprir o
aumento de demanda.
A Secretaria de
Comunicação Social, numa parceria com a Gerência de Comunicação da Secult/PE,
credenciou 59 veículos de comunicação de todo o Brasil para a cobertura
jornalística do FIG. No período de 16 de junho (data em que a Prefeitura
divulgou os primeiros nomes da grade de programação), até 27 de julho (um dia
pós-festival), foram identificadas a veiculação de 1.772 notícias sobre
Garanhuns – envolvendo direta e indiretamente o festival, sendo 1.084 em
emissoras de televisão, rádio e jornais impressos; e 688 em blogs e sites.
A equipe de
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa, formada por 11 pessoas, entre
servidores fixos e temporários, produziu, durante o evento, mais de 50 releases
– enviados diariamente para toda a imprensa. Por meio da Gerência de
Publicidade e Propaganda, peças publicitárias, visando divulgar as belezas de
Garanhuns, foram criadas e colocadas em pontos de ônibus da cidade. O Natal Luz
também se tornou peça publicitária nos polos, numa parceria com a Secretaria de
Turismo.
Em tempo real, os
shows noturnos tiveram cobertura direta. Registros fotográficos de cada atração
que subia ao palco Mestre Dominguinhos eram compartilhados na rede. A fan pageoficial da Prefeitura de
Garanhuns, no Facebook, registrou um alcance de mais de 140 mil pessoas por
publicação. Um drone foi contratado para registrar, do alto, o público que
visitou os polos do evento.
A Secretaria de
Desenvolvimento Econômico realizou uma pesquisa socioeconômica com o objetivo
de identificar o potencial do maior evento do município. Em alguns restaurantes
da cidade, foi verificado que a clientela aumentou cerca de 60% nos finais de
semana do evento, em comparação com os finais de semana normais – durante a
semana chegou a uma média de 40%. O crescimento no faturamento do comércio
garanhuense pode chegar a mais de 30% em relação a períodos normais para alguns
setores. O dado de 2014, que mostrou que 100% dos turistas voltariam em 2015, se
comprovou.
Já a Secretaria de
Agricultura e Abastecimento realizou fiscalizações e controle dos ambulantes,
além do apoio nas montagens das estruturas junto às empresas e à Fundarpe. O
paisagismo no Euclides Dourado também foi reforçado pela pasta.
A Autarquia de
Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) concentrou, mais uma vez, várias oficinas
culturais. Este ano, foram 19 oficinas de formação, contabilizando mais de
1.200 participantes. Das outras 12, uma aconteceu na Secretaria da Mulher,
outra no quilombo Timbó, uma no quilombo Caluete, três no Castainho, cinco no
Casarão dos Pontos de Cultura e uma em escola da Rede Estadual de Ensino.
Durante os 10 dias
de festival, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT)
contabilizou 192 infrações. As multas mais cometidas foram: estacionamento,
avanço do sinal vermelho e falta do uso de segurança. Numa comparação, com
2014, os números caíram. Ano passado foram 442 multas, este ano foram 192 –
redução de 57%.