sexta-feira, 31 de julho de 2015

Prefeitura de São João investe na Construção e Reforma de Barragens


Desde o inicio de 2013, o Governo de São João vem investindo em ações de construção e reforma de barragens. A meta é aproveitar o período chuvoso para captar água, já se preparando para os tempos de estiagem.

Foram construídas e reformadas barragens nos Sítios Gravatá, Aroeira e Lagoa Grande. Barreiros e pequenas barragens, em diversas localidades, também foram limpos e reformados pelo Governo de São João. 


“No início da atual Gestão encontramos a barragem da Aroeira, conhecida também como a Barragem de Zé Maria, totalmente destruída. Com recursos próprios e usando os equipamentos do Município, o Prefeito Genaldi Zumba recuperou aquele manancial e hoje Ela já está com quase 100% da sua capacidade”, registra o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de São João, Valter Ferreira, que complementa: “também construímos uma nova barragem no Sítio Aroeira e outra no Sítio Gravatá, que já apresenta uma captação d´água bem elevada, assim como reformamos a barragem da Lagoa Grande”, acrescenta.

ATIVIDADE DA PESCA - Além de viabilizar a implantação de novos mananciais, de acordo com o Secretário de Agricultura, a Prefeitura de São João também vem fortalecendo a atividade da pesca no Município. 

“Foram distribuídos alevinos (peixes recém-saídos do ovo) em três barragens: do Sítio Lagoa Grande; Aroeira e Onça. Nesses três reservatórios foram distribuídos 44 mil carpas e 6 mil tambaquis. Esse repovoamento dos copos d´água por alevinos é importante, pois já estamos tendo bons resultados com a atividade da pesca nessas barragens”, complementa Valter Ferreira. Vale registrar que o Açude Municipal, localizado no Centro de São João, também recebeu alevinos e é fácil constatar a presença de pescadores, diariamente, naquele manancial.