sexta-feira, 24 de julho de 2015

Festival de Inverno com Gosto de Até Logo. Prêmio Ariano Suassuna será Anunciado


O Festival de Inverno de Garanhuns 2015 chega à reta final. Na 25ª edição, o evento que movimenta o Agreste do Estado tem, hoje e a manhã, as suas últimas apresentações ­ além de uma série de shows, a programação inclui ainda ações de artes cênicas e outras vertentes.

No Palco Mestre Dominguinhos, o Afoxé Omô Nilê Ogunjá abre os shows, às 21h, seguido por Adiel Luna. Depois, tem Belo Xis e Wellington do Pandeiro, numa noite dedicada ao samba. Uma das atrações é a baiana Mariene de Castro, o projeto Bendito Samba dá destaque às vozes femininas do gênero. A carioca Zezé Motta, a paulista Mariana Aydar e a maranhense Rita Benneditto estreiam no projeto ao lado das pernambucanas Karynna Spinelli e Mônica Feijó, e da carioca Roberta Nistra ­ que já integraram a primeira edição do projeto, no Recife.

Imagem: tettodrone
Um pouco mais cedo, no Palco Pop, o músico Silvério Pessoa apresenta o show do seu mais recente trabalho dedicado ao Rei do Ritmo: Cabeça Feita ­ Silvério Pessoa Canta Jackson do Pandeiro. No trabalho, Silvério revisita os cocos e forrós do mestre paraibano, com canções como Cabeça Feita, Quadro Negro, Casaca de Couro e A Ordem É Samba. Em seguida, é a vez da paulistana Tiê.

O destaque da noite do sábado, no palco pop, é show de Johnny Hooker. Com uma boa repercussão nacional e shows marcados pela euforia dos fãs, o músico promete esquentar Garanhuns com o repertório do Eu Vou Fazer Uma Macumba Pra te Amarrar, Maldito!. O show tem forte apelo pop e dançante.

Duas atrações pernambucanas também são destaque na última noite de festa, no Palco Dominguinhos: as bandas Bonsucesso Samba Clube e Mombojó, que apresenta Alexandre, seu mais recente disco. O show faz sua estreia em solo pernambucano. Na sequência, o pop rock da Capital Inicial invade o palco Mestre Dominguinhos para encerrar as apresentações musicais do Festival.

Público que prestigiou última apresentação de Ariano Suassuna.
HOMENAGEM: Novidade no FIG, o Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia será anunciado amanhã pelo governador Paulo Câmara, o secretário de Cultura, Marcelino Granja, e a presidente da Fundarpe, Márcia Souto. O anúncio é às 16h, no Parque Euclides Dourado. O escritor morreu há um ano, no Recife. Em 2014, na 24ª edição do FIG, Ariano fez sua última aparição pública, cinco dias antes de falecer. (Com informações do JC, de 24/07/2015)