quinta-feira, 16 de julho de 2015

Festival de Inverno começa com noite dedicada às Mulheres


A primeira noite do 25º Festival de Inverno de Garanhuns é uma oportunidade de dar voz às conquistas - e, sobretudo, às lutas - femininas, com quatro mulheres escaladas entre as quatro principais atrações do Palco Mestre Dominguinhos, além da escolha de uma escritora como grande homenageada do evento.

Luzilá Gonçalves Ferreira, colunista do Diario de Pernambuco e natural de Garanhuns, recebe tributo esta noite, na cerimônia de abertura do FIG, no Teatro Luiz Souto Dourado. Seus textos serão recitados pela atriz Ceronha Pontes - uma participação especial no show Porcelana, de Alaíde Costa e Gonzaga Leal. No Palco Mestre Dominguinhos, o principal da festa, Kiara Ribeiro, Renata Rosa, Isaar (acompanhada do grupo feminino Voz Nagô) e Ana Carolina, se apresentam, nessa ordem, a partir das 21h de hoje, dia 16.


O encontro de vozes femininas não é coincidência. Para a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, é motivo de comemoração. "[A montagem da grade] reforça a luta das mulheres por esse lugar de respeito, de conquistas e por que não, de reverência e admiração”, afirma. Dos dez dias de programação do palco principal, seis têm shows de mulheres. São 14 delas em apresentações solo, incluindo Fafá de Belém, Pitty, Joanna, Mariene de Castro, Mariana Aydar, Zezé Motta, Karynna Spinelli, Rita Benneditto, Roberta Nistra e Andrea Amorim. Além das vocalistas que dão rosto às bandas, como Joelma (Calypso), e das artistas escaladas para o circuito alternativo (palcos pop, forró e de cultura popular), incluindo as pernambucanas Lia de Itamaracá e Isadora Melo. 



À lista de destaques, a cantora Ana Carolina pretende acrescentar outro nome feminino: vai dedicar o show desta quinta a uma fã chamada Otávia. “Ela está hospitalizada em Caruaru. Não conseguirei encontrá-la, mas quero mandar boas vibrações, junto com a plateia de Garanhuns”, declarou a artista. Libido e Combustível - do álbum mais recente, AC ao vivo - são esperadas no repertório, além dos hits Rosas, Garganta e Eu gosto de mulher. A expectativa é que ela incentive, no palco, a luta pela igualdade de gêneros. 



SEXTA-FEIRA, DIA 17 DE JULHO

A segunda noite do Festival de Inverno faz tributo ao Pará. Leo e Banda abrem a noite, seguidos dos olindenses da Ska Maria Pastora. Por volta das 23h, Fafá de Belém sobe ao palco e apresenta o novo disco Do tamanho certo para o meu sorriso - o coração é brega. “Pernambuco sempre me deu sorte! Grandes sucessos meus são de autores pernambucanos: Leonardo [Sullivan], Nando Cordel. No novo CD gravei Johnny Hooker”, antecipa Fafá. Calypso encerra a noite, comemorando 15 anos de carreira com hits como Vendaval e Dançando Calypso, além das inéditas Vibrações e Vamos ficar de bem. 



SÁBADO, DIA 18 DE JULHO

A terceira noite é um encontro de três gerações da música pernambucana. Hercinho e os Cabras do Mato sobem ao palco às 22h. Na sequência, a banda Eddie e a Orquestra Contemporânea de Olinda se apresentam. O disco mais recente da Eddie,Morte e vida, e o mais novo da orquestra, Bonfim, guiam o repertório. E Lenine faz o último show, já na madrugada, com novidades do álbum Carbono, lançado este ano, e as conhecidas Do it, Paciência e Hoje eu quero sair só.


DOMINGO, DIA 19 DE JULHO

No domingo, a noite começa às 21h, com a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, seguida de Lucas e a Orquestra dos Prazeres. A partir das 23h, o rock domina a Esplanada Guadalajara, com show da Mundo Livre S/A, que privilegia ainda os fãs do manguebeat. Por último, a roqueira Pitty apresenta o disco Setevidas. Segundo ela, o repertório está balanceado entre a nova turnê e antigos sucessos. “Por ser um festival, tudo depende do tempo de palco, e decidimos esse balanço na hora”, explica. 



SEGUNDA-FEIRA, DIA 20 DE JULHO
A segunda-feira é de afirmação política e social, com músicos das periferias brasileiras. Neander abre a noite para o punk rock dos Devotos, do Alto José do Pinho, no Recife. Na sequência, sobem ao palco os rapazes do Racionais MC’s, considerados o destaque do hip hop brasileiro na atualidade. Cores e valores, lançado em 2014, após 12 anos de hiato, deve ser o álbum-chave da apresentação. 

>> ONDE FICAR - Segundo a secretária de Turismo de Garanhuns, Gerlane Melo, a ocupação na cidade será de aproximadamente 95% da capacidade hoteleira. Este ano, 120 casas foram inscritas para locação. “Nos finais de semana, cerca de 60 mil pessoas devem circular na cidade. De segunda a quarta esse publico cai um pouco, fica em torno de 40 mil”, explica. Os visitantes são divididos em diferentes perfis, como os que pernoitam em Garanhuns, os que assistem aos shows e retornam à cidade de origem e os que se hospedam durante todo o festival. Devido ao panorama econômico atual, Gerlane Melo acredita que, este ano, a maior parte do público tende a regressar para casa após os shows. “Isso reduz a procura e o custo por hospedagem.” (Com informações do Diário de Pernambuco)