sábado, 11 de julho de 2015

Escuridão toma conta das Ruas de Garanhuns. Prefeitura garante Solução Emergencial para Problema


Uma dos problemas que vem gerando grande desgaste entre a população de Garanhuns e o Governo Izaías Régis é o alto número de lâmpadas apagadas nas ruas da Cidade, favorecendo a sensação de insegurança, sobretudo nos bairros periféricos, como o Vale do Mundaú, cuja maioria das lâmpadas se encontram apagadas.

Através das emissoras de rádio da Cidade e de mensagens ao Blog, a população denuncia diariamente casos de ruas totalmente às escuras e outras em que o número de lâmpadas apagadas supera a luminosidade daquelas que estão em operação. Até mesmo o Promotor de Justiça, Alexandre Bezerra, em entrevista ao programa Combate, da 87 FM, se colocou a disposição da população para intermediar a solução do problema, que se agrava neste período de inverno, já que os dias são mais curtos.

Em contato com o Prefeito Izaías Régis (PTB), o Gestor reconheceu que a Prefeitura vem repondo um pequeno número de lâmpadas. Segundo Régis, o problema está num processo de licitação que foi iniciado em janeiro deste ano, mas que até agora não foi concluído. “Nós estamos sofrendo muito porque já tentamos fazer três licitações e o Tribunal de Contas pediu para fazer algumas revisões”, pontuou Izaías, justificando a demora no fato de que nenhuma Prefeitura do Estado, nem mesmo do TCE-PE, haviam trabalhado com licitação para iluminação pública anteriormente, já que a ação era de responsabilidade da Celpe, e passou para os municípios de forma definitiva desde o último dia 22 de junho.  

Mas em entrevista ao jornalista Eduardo Peixoto, no programa Ronda Policial, da Rádio Jornal, o secretário de Serviços Públicos e Obras, Pedro Maia, registrou que num prazo de vinte dias, a escuridão que toma conta de Garanhuns tende a ser amenizada. “Nós solicitamos ao Prefeito a locação de dois muck´s (veículo que facilita o trabalho de reposição de lâmpadas) para resolver parcialmente o problema. Minha intenção é que a partir da segunda-feira (dia 13), quando estes veículos estiveram aqui, fazer um mutirão”, enfatizou o Secretário.

A ideia é locar os equipamentos, que contam com cesto e profissionais especializados na área, e atender a demanda por bairros, já que mais de mil pedidos de troca de lâmpadas já chegaram até a Prefeitura. “Vamos fazer, atendendo a demanda maior de cada bairro (...); acredito que em 15, 20 dias serão resolvidos 50% da demanda”, estimou Pedro Maia.

Além dessa ação emergencial, de acordo com o engenheiro Thiago Amorim, a Prefeitura vem trabalhando nas adequações do projeto básico para, após analise do Tribunal de Contas, republicar o Edital da Licitação. O Profissional estimou, durante entrevista na Rádio Jornal, que nos próximos 60 dias a licitação para contratação de Empresa especializada em serviços de iluminação pública esteja concluída. 

CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA A ENTREVISTA DO SECRETÁRIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS E OBRAS, PEDRO MAIA, AO JORNALISTA EDUARDO PEIXOTO, NO PROGRAMA RONDA POLICIAL, DA RÁDIO JORNAL: