domingo, 26 de julho de 2015

OPINIÃO: Parabéns Garanhuns!


Com Dinho Ouro Preto - vocalista do Capital Inicial - se jogando nos braços do público e com a Praça fechada pelos órgãos de segurança, chegou ao fim nesse sábado, dia 25, a 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, evento consolidado como um dos maiores Festivais de arte e cultura do País e que deixou um legado de alegria, de alerta quanto à segurança e de contribuição para a formação cultural da nossa gente.

Foram em torno de 400 ações culturais das mais diversas linguagens artísticas vivenciadas por um público estimado em 600 mil pessoas, que circularam por Garanhuns durante os dez dias de programação. Um público que lotou os 30 espetáculos de circo, teatro e dança. Que tomou praças, parques, ruas e até a feira livre para prestigiar 162 atrações de cultura popular e artesanato. Gente daqui e de outros estados brasileiros que conferiu 105 shows musicais, 20 exposições ou intervenções artísticas, 50 ações literárias, 24 sessões audiovisuais, além de 32 atividades de formação, como oficinas, seminário e rodas de diálogo.

A Praça Cultural Mestre Dominguinhos novamente se superou e registrou um público médio de 45 mil pessoas por noite (segundo dados da organização do Evento). Nem mesmo a crise financeira, que tornou a grade artística mais magrinha, foi capaz de tirar o brilho do nosso principal produto turístico. Se a noite do Rap, com Devotos e Racionais, com praça lotada, mostrou que a segurança falhou..., os shows de Pitty, Flávio José, Ana Carolina, Calypso e Capital Inicial, entre outros, mostraram o quanto é bom se sentir seguro para comemorar e ser feliz com o nosso FIG, independente do valor dos ALTOS cachês pagos aos artistas, já que de fato, nesse dinheiro, nós, simples mortais sem mandato político, não temos o mínimo poder de decisão, cabendo tão somente aos órgãos competentes fiscalizar. 

Falhas. Todos e tudo têm! Virtudes. Têm que ser reconhecidas! Parabéns a todos. Dos artistas locais aos que já conseguiram destaque na mídia nacional; a Prefeitura que bancou as duas melhores atrações do Festival; ao Governo do Estado que mostrou que pode se fazer mais com menos. Enfim, parabéns a todos e, sobretudo, a Garanhuns e ao nosso povo, que sabe receber muito bem os seus visitantes e fazer uma festa belíssima. E que venha o 26º FIG. Garanhuns lhe espera de braços abertos. 

(Com imagens de Hilton Marques/Studio C - tettodrone - Divulgação)

CONFIRA ALGUNS NÚMEROS DO FIG 2015:

- Público total estimado em 600 mil pessoas ao longo dos 10 dias de programação.
- Média de público de 45 mil pessoas por noite no maior palco do festival (Mestre Dominguinhos).
- Média de 40 mil pessoas circulando, por dia, pelo Parque Euclides Dourado (Artesanato, Palco Pop e Forró, Espaço dos Mamulengos e Pontos de Cultura, Espaço da Dança e do Teatro para a Infância).
- Palco da Cultura Popular: público médio de 2 mil pessoas por dia.
- Público do Circo: 9.471 pessoas (até 24/7).
- Público do Teatro: 3.870 pessoas (até 24/7).
- Público do Espaço da Dança e do Teatro Para a Infância: 3.416 pessoas (até 24/7).
- Público da Casa Galeria Galpão, o polo das artes visuais, fotografia, design e moda: 2.550 pessoas.
- Praça da Palavra: Mais de 12.500 pessoas visitaram o polo de literatura do festival. Volume de negócios em torno de R$ 17 mil, aumento de 60% em relação ao ano passado. O projeto ‘A Gente da Palavra’ atingiu 260 pessoas.
- Audiovisual: 3.200 pessoas assistiram às sessões no Cine Eldorado e 200 pessoas acompanharam as edições do projeto Cinema na Estrada, incluindo a sessão realizada na comunidade cigana de Iati.
- Pavilhão do Artesanato: Média de mil visitantes por dia, mais de R$ 40 mil em vendas, superando a edição anterior.
- Palco Instrumental: público médio de 1.000 pessoas por noite de shows.
- Música Erudita: público médio de 400 pessoas por dia de apresentações.
- Formação Cultural: 515 pessoas participaram de oficinas promovidas pelo festival.
- Casarão dos Pontos de Cultura: 13 pontos de cultura participantes.
- Ações de Cultura & Educação: Mais de 450 pessoas (alunos, pais e professores) atingidas com as visitas de artistas às escolas. Além disso, 128 pessoas participaram do seminário “Mais Cultura nas Escolas”.
- Povos Tradicionais: 600 pessoas de 6 comunidades quilombolas da região foram envolvidas nas ações de difusão e formação cultural do Polo Castainho.
- Preservação Cultural: 50 crianças e adolescentes de comunidades quilombolas participaram de oficinas de educação patrimonial. Outras ações de patrimônio cultural envolveram um público de 1.200 pessoas.