quinta-feira, 23 de julho de 2015

ELEIÇÕES DE 2016: Izaías segue sem Adversário Forte e acena ao PSB


Essa é destaque no JC de Hoje, dia 23/07/2015:

“Dois redutos do PTB, Garanhuns e Arcoverde, são exemplos de conjunturas políticas que levaram uma chacoalhada após as eleições de 2014, quando o PTB e o PSB caminharam separados. O rompimento entre petebistas e socialistas provocou baixas na base do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), "fiel escudeiro" do ministro Armando Monteiro (PTB). Efeito ainda mais incisivo ocorreu em Arcoverde, quando a prefeita Madalena Britto, então no PTB, apoiou Paulo Câmara (PSB) em vez de Armando. Assim, para 2016, um novo xadrez político se desenha.

Em Garanhuns, Izaías Régis ainda não tem um adversário natural e de peso para 2016. Dois dos seus opositores do último pleito, para se ter ideia, não representam mais uma ameaça. Comenta-se nos bastidores que o ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS), que tentou duas vezes ser prefeito de Garanhuns, não tem mais interesse no cargo. Pesa contra ele o fato de suas contas, na época de prefeito de Caetés, terem sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas (TCE). O seu apoio ainda não está definido.

Outro nome eliminado foi o do ex-prefeito Silvino Andrade Duarte (PSDB), que a poucos dias do fim da campanha, desistiu da candidatura e apoiou Izaías. Ainda sem uma oposição forte, o assunto que tem dominado a política local é o rompimento do prefeito com a vice, Rosa Quidute (PT).

De olho nesse vácuo oposicionista, o vereador Sivaldo Albino (PPS) tenta se cacifar para o pleito majoritário. Há dúvidas, contudo, se o PSB vai apresentar um nome para a eleição. Em 2012, a tentativa de emplacar Antônio João Dourado, ex-prefeito de Lajedo, foi frustrada. "Eu não me sinto oposição a ninguém. Inclusive, muitos partidos da base do governo Paulo Câmara estão vindo para nós", acenou o Prefeito Izaías ao PSB”. (Com informações de Carolina Albuquerque – Caderno Política – Jornal do Commercio de 23/07/2015)