segunda-feira, 26 de outubro de 2015

GARANHUNS: Prefeitura realiza Pesquisa sobre Serviços de Saúde, mas Demora na autorização de Exames segue Repercutindo


Com o intuito de saber a opinião da população sobre os serviços públicos de saúde e, assim, poder oferecer uma maior qualidade dos mesmos, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma pesquisa nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nos pontos de apoio de Garanhuns. A cordialidade no atendimento, o tempo de espera e as orientações recebidas são alguns dos critérios avaliados. A pesquisa de atendimento dos postos está sendo realizada em parceria com alguns estudantes do curso de psicologia da Universidade de Pernambuco (UPE).

A proposta é ouvir a população, com o objetivo de conhecer quais são as deficiências no atendimento oferecido, avaliando o trabalho dos seguintes profissionais que atuam nas unidades: médicos, recepcionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Ao final da pesquisa, um plano de ação será elaborado, a fim de melhorar cada deficiência encontrada. A primeira ação que foi identificada até o momento refere-se ao atendimento dos recepcionistas, o que fará com que, logo após a finalização do trabalho, um treinamento comportamental seja aplicado a estes profissionais.

“Promover uma pesquisa como essa tem justamente a intenção de conhecermos especificamente os pontos positivos dos serviços para podermos potencializá-los e conhecer quais são as deficiências ou dificuldades existentes para conseguirmos corrigi-las. A partir desse trabalho poderemos investir no ponto específico. A realização dessa pesquisa irá refletir na melhoria dos serviços de saúde, promovendo uma maior satisfação da população”, afirmou o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis.  

REPERCUTEM RECLAMAÇÕES QUANTO A DEMORA NA AUTORIZAÇÃO DE EXAMES – Apesar do trabalho de pesquisa desenvolvido pela Saúde Municipal ser importante, basta uma análise da repercussão da reportagem “QUASE 300 DIAS PARA REALIZAR UMA ENDOSCOPIA: “Governo Izaías Régis seguedesrespeitando os Cidadãos de Garanhuns”, diz Vereador”, para que a Prefeitura possa constatar um dos principais problemas vivenciados pela população que precisa, diariamente, do serviço público de saúde em Garanhuns.   

É que depois de o vereador Sivaldo Albino (PPS) denunciar, inclusive apresentando documentos, que o cidadão José Maria da Silva, que é atendido no Posto de Saúde da Cohab 1, teve que esperar 294 dias para que um exame de Endoscopia Digestiva Alta fosse autorizado pela Prefeitura, uma verdadeira ‘chuva’ de relatos a respeito da demora na autorização de exames foram reveladas por cidadãos de Garanhuns, através do facebook. Confira alguns:


Vania Barros – “Estou com um esdoscopia (endoscopia) sem poder realiza-la a mais 100 dias e é porquê renovei o pedido na verdade já são 180 dias. A solicitação da Cintilografia já perdi as contas e vou recorrer ao Ministério Público!”.

Jacqueline Fardamentos – “Qualidade péssima de exames públicos e sem falar no atendimento em alguns laboratórios particulares o atendimento é diferenciado quando se trata de ser pelo SUS, gente o ser humano precisa de respeito e mais ainda quando o assunto é saúde. Precisei de um exame o médico não aceitou tive que refazer particular, pois era uns rabiscos uma vergonha”.

Angelita Mandici – “Experienciei situação semelhante com meu pai... até hj espera pela biópsia de próstata... e tivemos q otimizar em Recife. DETALHE: Já está terminando o tratamento de c. A em Caruaru... Pq se fosse esperar pela saúde do Município, talvez nem estaria mais conosco!!! Eh um tremendo descaso!!!!!!”

Antonio Souza – “Conheço caso que está esperando mais de um ano. Aqui a doença tem que esperar para o diagnóstico”.

Raquel Vieira – “Eu passei pelo médico no postinho aqui da Cohab 3 a 6 meses + ou - ele me passou uma ultrassom, deixe a no posto a requisição do exame juntamente com cópias de meus documentos e essa autorização nunca chegou. Realmente a saúde deixa a desejar e muito em nossa cidade”.

Wildomara Silva – “A minha endoscopia passou 1 ano no posto pra poder eu fazer, e a minha consulta do ortopedista passou 1 ano e 2 meses”.

Emmanuel Hortencio de Melo – “E Mais de um ano pra fazer uma consulta com o Oftalmologista, e aí?”

Maria Carvalho – “Não só e endoscopia que demora e ultravaginal tbm eu esperei mais de um não por uma autorização E se eu não tivesse pago estaria esperando até hoje e estamos falando da atual gestão E não da que passou”.

Rita De Cacia Lima – “Eu dei entrada em uma tomografia de crânio em fevereiro e até agora nada. Elas falaram que ainda então mando as do ano passado a minha só ira no próximo ano, porque é de urgência”.

Adriana Ferreira – “Até a data de hoje meu esposo espera voltou a consulta o medico passou novamente pagamos 300 reais e o resultado dele muito ruim mais já esta na dieta medicação e não chegou a endoscopia do Psf. absurdo grande!”.

Daniella Gomes – “Novidade, pois eu pedi um encaminhamento para o postinho da Cohab 2 para mim passar no ortopedista eu estava com dores no pé melhorei e com 1 ano chegou meu encaminhamento”.

Em resposta publicada no Blog do Carlos Eugênio a cerca da demora na marcação de exames, o Governo Municipal pontuou que “mensalmente o Município tem em média 140 exames dessa especialidade (Endoscopia) disponíveis para a população, esse tipo de atendimento é regulamentado pelo médico regulador que define e realiza as marcações de acordo com as prioridades dos pacientes”. 

A Prefeitura também garantiu que a Secretaria de Saúde realiza em média 3 mil atendimentos/procedimentos de saúde por dia. “O Poder Público informa ainda que vem investindo na saúde do nosso Município com a aquisição de equipamentos, remédios, novos veículos, além de investir na qualificação do profissional para oferecer um atendimento mais humanizado e na contratação de médicos”, chama a atenção, trecho da Nota enviada pela Prefeitura de Garanhuns ao Blog do Carlos Eugênio. (Reportagem: www.blogdocarloseugenio.com.br )