Com o intuito de saber a opinião da população sobre os serviços públicos
de saúde e, assim, poder oferecer uma maior qualidade dos mesmos, a Secretaria
Municipal de Saúde está realizando uma pesquisa nas 35 Unidades Básicas de
Saúde (UBS’s) e nos pontos de apoio de Garanhuns. A cordialidade no
atendimento, o tempo de espera e as orientações recebidas são alguns dos
critérios avaliados. A pesquisa de atendimento dos postos está sendo realizada
em parceria com alguns estudantes do curso de psicologia da Universidade de
Pernambuco (UPE).
A proposta é ouvir a população, com o objetivo de conhecer quais são as
deficiências no atendimento oferecido, avaliando o trabalho dos seguintes
profissionais que atuam nas unidades: médicos, recepcionistas, técnicos de
enfermagem, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Ao final da pesquisa,
um plano de ação será elaborado, a fim de melhorar cada deficiência encontrada.
A primeira ação que foi identificada até o momento refere-se ao atendimento dos
recepcionistas, o que fará com que, logo após a finalização do trabalho, um
treinamento comportamental seja aplicado a estes profissionais.
“Promover uma pesquisa como essa tem justamente a intenção de
conhecermos especificamente os pontos positivos dos serviços para podermos
potencializá-los e conhecer quais são as deficiências ou dificuldades
existentes para conseguirmos corrigi-las. A partir desse trabalho poderemos
investir no ponto específico. A realização dessa pesquisa irá refletir na
melhoria dos serviços de saúde, promovendo uma maior satisfação da população”,
afirmou o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis.
REPERCUTEM RECLAMAÇÕES QUANTO A DEMORA NA AUTORIZAÇÃO DE EXAMES – Apesar
do trabalho de pesquisa desenvolvido pela Saúde Municipal ser importante, basta
uma análise da repercussão da reportagem “QUASE 300 DIAS PARA REALIZAR UMA ENDOSCOPIA: “Governo Izaías Régis seguedesrespeitando os Cidadãos de Garanhuns”, diz Vereador”, para que a Prefeitura
possa constatar um dos principais problemas vivenciados pela população que
precisa, diariamente, do serviço público de saúde em Garanhuns.
É que depois de o vereador Sivaldo Albino (PPS) denunciar, inclusive apresentando
documentos, que o cidadão José
Maria da Silva, que é atendido no Posto de Saúde da Cohab 1, teve que esperar 294
dias para que um exame de Endoscopia Digestiva Alta fosse autorizado pela Prefeitura,
uma verdadeira ‘chuva’ de relatos a respeito da demora na autorização de exames
foram reveladas por cidadãos de Garanhuns, através do facebook. Confira alguns:
Vania Barros – “Estou com um esdoscopia
(endoscopia) sem poder realiza-la a mais 100 dias e é porquê renovei o pedido
na verdade já são 180 dias. A solicitação da Cintilografia já perdi as contas e
vou recorrer ao Ministério Público!”.
Jacqueline Fardamentos – “Qualidade péssima de exames
públicos e sem falar no atendimento em alguns laboratórios particulares o
atendimento é diferenciado quando se trata de ser pelo SUS, gente o ser humano
precisa de respeito e mais ainda quando o assunto é saúde. Precisei de um exame
o médico não aceitou tive que refazer particular, pois era uns rabiscos uma
vergonha”.
Angelita Mandici – “Experienciei situação semelhante com meu pai... até hj
espera pela biópsia de próstata... e tivemos q otimizar em Recife. DETALHE: Já
está terminando o tratamento de c. A em Caruaru... Pq se fosse esperar pela
saúde do Município, talvez nem estaria mais conosco!!! Eh um tremendo
descaso!!!!!!”
Antonio Souza – “Conheço caso que está
esperando mais de um ano. Aqui a doença tem que esperar para o diagnóstico”.
Raquel Vieira – “Eu passei pelo médico no
postinho aqui da Cohab 3 a 6 meses + ou - ele me passou uma ultrassom, deixe a
no posto a requisição do exame juntamente com cópias de meus documentos e essa
autorização nunca chegou. Realmente a saúde deixa a desejar e muito em nossa
cidade”.
Wildomara
Silva – “A minha endoscopia passou 1 ano no posto pra poder
eu fazer, e a minha consulta do ortopedista passou 1 ano e 2 meses”.
Emmanuel Hortencio de Melo – “E Mais de um ano pra fazer uma consulta com o Oftalmologista,
e aí?”
Maria
Carvalho – “Não só e endoscopia que demora e
ultravaginal tbm eu esperei mais de um não por uma autorização E se eu não
tivesse pago estaria esperando até hoje e estamos falando da atual gestão E não
da que passou”.
Rita De Cacia Lima – “Eu dei entrada em uma tomografia de crânio em fevereiro e
até agora nada. Elas falaram que ainda então mando as do ano passado a minha só
ira no próximo ano, porque é de urgência”.
Adriana Ferreira – “Até a data de hoje meu esposo espera voltou a consulta o
medico passou novamente pagamos 300 reais e o resultado dele muito ruim mais já
esta na dieta medicação e não chegou a endoscopia do Psf. absurdo grande!”.
Daniella Gomes – “Novidade, pois eu pedi um
encaminhamento para o postinho da Cohab 2 para mim passar no ortopedista eu
estava com dores no pé melhorei e com 1 ano chegou meu encaminhamento”.
Em resposta publicada no
Blog do Carlos Eugênio a cerca da demora na marcação de exames, o Governo
Municipal pontuou que “mensalmente
o Município tem em média 140 exames dessa especialidade (Endoscopia) disponíveis
para a população, esse tipo de atendimento é regulamentado pelo médico
regulador que define e realiza as marcações de acordo com as prioridades dos
pacientes”.
A Prefeitura também garantiu que a Secretaria de Saúde realiza em
média 3 mil atendimentos/procedimentos de saúde por dia. “O Poder Público informa
ainda que vem investindo na saúde do nosso Município com a aquisição de
equipamentos, remédios, novos veículos, além de investir na qualificação do
profissional para oferecer um atendimento mais humanizado e na contratação de
médicos”, chama a atenção, trecho da Nota enviada pela Prefeitura de Garanhuns
ao Blog do Carlos Eugênio. (Reportagem: www.blogdocarloseugenio.com.br
)