sexta-feira, 17 de maio de 2013

Debate no facebook registra Doação de Terreno do Município a Empresa Local



As redes sociais, especialmente o facebook, vêm se configurando como excelentes campos de discussão de ideias, sobretudo no âmbito dos grupos formados. São debates marcados pela participação, em sua maioria, de pessoas esclarecidas e politizadas. Em Garanhuns, são registrados diversos grupos, dentre eles, destaque para o ‘Viva Mais Garanhuns’, composto por cerca de 4.500 membros.

Uma discussão aberta no final da tarde de ontem pela servidora pública Antônia Lins Albuquerque chamou a atenção dos internautas. É que Antônia, que integra o Grupo, se referiu a uma possível doação por parte da Prefeitura de Garanhuns de um terreno para uma empresa da Cidade na comunidade do Indiano. “Depois que a câmara retirou da pauta o aumento para iluminação pública alguém me disse que A PREFEITURA ESTÁ PARA DOAR PARA UM EMPRESÁRIO DA CIDADE UM TERRENO NO INDIANO NO VALOR DE MAIS DE R$ 1.000.000,00 (UM MILHÃO DE REAIS.) E que se não fosse por um vereador pedir vistas à justiça isso já teria se concretizado. ALGUÉM ME EXPLIQUE POR FAVOR !. Isso realmente está acontecendo no Governo de Izaías Régis. Pelo amor de Deus, alguém me diga que é BOATO!. E teve até vereador entrando na tapa com populares que protestavam contra a negociação. ALGUÉM TEM EXPLICAÇÃO?”, indagou a participante no grupo Viva mais Garanhuns.

A postagem de Antônia Lins logo foi seguida por dezenas de participantes, dentre eles o presidente da Câmara de Garanhuns, o vereador Audálio Filho (PSDC), que se colocou a disposição para esclarecer o assunto. “O Sr. Prefeito enviou Projeto doando uma área pública ao lado do antigo CSU na Cohab 1 para uma empresa colocar uma Central de Distribuição gerando 100 empregos diretos. A Câmara já fez vários reparos ao Projeto para ele se adequar a legalidade (...);ainda restam alguns pontos que foram detectados pela Assessoria Jurídica da Câmara, falta avaliação do imóvel e sua desafetação (expressão usada no direito administrativo para denominar o ato pelo qual o estado torna um bem público apropriável). Temos 4 leis municipais que regulamentam doações, inclusive com cláusula restritiva: se não construir em três anos reverte ao Município. Só pode escriturar após 10 anos... mas...”, explicou Audálio.

Em seguida, o Presidente da Casa Raimundo de Moraes, que teve a sua conduta elogiada pelos membros do grupo, registrou que trata-se de uma área de 1,94 hectares, localizada no Centro Social Urbano (CSU), mais precisamente ao lado do estádio Gigante do Agreste, no Indiano, a ser doada pela Prefeitura a empresa Casa das Balas.

Em toda a conversa eletrônica, Audálio se mostrou favorável ao incentivo para que empreendimentos que gerem empregos sejam instalados na Cidade, todavia não demonstrou uma posição clara de apoio a doação da área do CSU. “Tem o outro lado, saber se a comunidade aceita de bom grado, a área mencionada é de 1,94 ha., há o compromisso de vários equipamentos públicos no restante da área, inclusive o Desafio Jovem que funciona lá receberia um terreno em uma área mais apropriada para o seu trabalho com dependentes. Recebemos uma comissão do Conselho Comunitário da Cohab 1 e ficou agendada uma audiência pública com o Secretário de Planejamento, Dr. Fernando Nunes, para debater o projeto, com a presença de representantes das comunidades da Massaranduba, Indiano, Jardim Petrópolis e Parque Fênix. A municipalidade está tendo boa vontade em dialogar, e já aceitou várias ponderações da Câmara”, postou Audálio, registrando ainda o empenho do Governo Municipal na viabilidade de entendimentos entre os poderes Legislativo e Executivo na discussão do Projeto: “Temos tido muita boa vontade do Secretário de Governo Wanderley Gomes Lopes, que democraticamente tem ajudado na discussão, uma realidade se manifesta: o município precisa urgentemente de uma área para um Distrito Industrial e de Serviços para haver doações com mais isonomia e com menos impacto a mobilidade urbana”, frisou. 

Antes de se despedir dos debatedores, o Presidente da Câmara se comprometeu em compartilhar cópia do Projeto no espaço virtual e fez uma revelação: “deveremos ter mais doações em outras áreas, pelo menos 5 empresas de grande porte estão estudando estabelecer-se em Garanhuns”, concluiu Audálio Filho. 

Outros vereadores, que possuem perfil no facebook, foram convidados a participar do debate, mas até a realização desta postagem (as 13h do dia 17/05/2013), não registramos novos Parlamentares participando da conversa virtual. (Na imagem reproduzida do facebook, trechos do debate).