sexta-feira, 31 de maio de 2013

GARANHUNS - Médicos cobram providências a Prefeito e Secretário. Nova reunião acontece dia 4



Representantes do Conselho Regional de Medicina (CREMEPE) e do Sindicato dos Médicos (SIMEPE) estiverem reunidos na cidade de Garanhuns, na última terça-feira (28), com o secretário de Saúde do município, Harley Davidson. Entre as reivindicações da categoria apresentadas ao secretário destacaram-se a defasagem salarial dos médicos e o pequeno número de profissionais concursados. As entidades também cobraram vínculos que se assemelhem com a carreira de Estado no intuito de fixar os profissionais no interior. No dia anterior, os sindicalistas visitaram o Prefeito Izaías Régis (PTB) que sinalizou um aumento de 33% na remuneração  dos médicos para o mês de junho, interesse em realizar concurso público e aumentar o aporte financeiro para a assistência  da Atenção Básica.

"Entendo que o salário do médico está defasado. Pretendemos aumentar o salário dos profissionais que ficam no ambulatório para R$ 2.200 e já está aprovado para o final de junho um aumento de 6 para 8 mil reais para os demais", afirmou o secretário Harley Davidson. Ainda segundo o Secretário, estão previstas licitações para construção de mais cinco novos postos de saúde, o que aliviaria o Hospital Dom Moura.

Na avaliação do diretor do CREMEPE, André Dubeux, "a assistência primária da rede municipal não funciona e isso acaba sobrecarregando o Dom Moura", avaliou. Já o diretor Ricardo Paiva, também do CREMEPE, sugeriu a elaboração de um documento no qual fossem elencadas as principais providências a serem tomadas pelo município com o objetivo de pressionar o Estado a fazer a parte dele. "Precisamos trabalhar em pareceria para garantir a resolução dos problemas do município e as escalas incompletas no Dom Moura", sugeriu Paiva. "Garanhuns pode dar um exemplo para os demais municípios da região, se colocar em prática as sugestões das entidades", concluiu o diretor do SIMEPE, Tadeu Calheiros.

Depois das reuniões junto ao Prefeito e ao Secretário, os representantes do CREMEPE e SIMEPE participaram da assembleia geral dos médicos, no auditório da Unimed Agreste Meridional. Na ocasião, foram apresentadas as propostas do Governo de Garanhuns aos médicos.

Os médicos vinculados à Prefeitura de Garanhuns receberam positivamente a sinalização do prefeito Izaías Régis, em avançar nas negociações salariais e da possibilidade de realização do concurso público. Na ocasião, o diretor do SIMEPE, Tadeu Calheiros, explicou que apesar da conversa ter sido positiva, as propostas precisam ser formalizadas. “Tivemos uma boa impressão deste primeiro momento com o Prefeito, porém, sabemos que é imprescindível à documentação das propostas sinalizadas, pois, por enquanto, trata-se apenas de intenções verbais”, esclareceu.

O diretor do SIMEPE, Silvio Rodrigues, enfatizou que “o movimento só termina quando estivermos com a pauta de reivindicação aprovada pela Câmara Municipal de Garanhuns”. Ainda na ocasião, sugeriu também que fosse montada uma comissão de médicos para estar junto ao Sindicato participando das reuniões com os gestores. “Vamos dar inicio a discussão sobre a construção do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para o médico do Município”, pontuou.

Uma nova reunião, envolvendo o Prefeito, o secretário de Saúde e a direção dos Órgãos que representam os médicos, será realizada na próxima terça-feira, dia 4 de junho, para dar continuidade às negociações.