quarta-feira, 29 de maio de 2013

Secretário apresenta Pacto pela Saúde e população reclama de descaso no Setor



O secretário estadual de Saúde, Antônio Figueira (foto) esteve em Garanhuns na última segunda-feira, dia 27, e recebeu os prefeitos, secretários municipais de Saúde e representantes da sociedade civil em uma audiência pública para apresentar os indicadores de saúde da região analisados pelo Pacto pela Saúde, que busca reduzir os índices de mortes consideradas evitáveis ou reduzíveis. O Evento foi realizado no auditório da Codeam.

Os dados são frutos de um levantamento inédito feito pela Secretaria Estadual de Saúde que, por meio de diversos indicadores básicos, como oferta de mamografia, óbitos por problemas no período neonatal e oferta de consultas especializadas, aponta os principais desafios de saúde em cada Região.

Entre os índices analisados pelo Pacto pela Saúde, um dos que mais preocupa na V Geres é a cobertura de exames citopatológicos do colo do útero, conhecido popularmente como Papanicolau. Este exame pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. Praticamente todos os municípios da Região apresentam, atualmente, cobertura menor que 18% das mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, quando o ideal seria que esse percentual estivesse, ao menos, em 23%.

Por outro lado, no tocante à proporção de gestantes com 7 ou mais consultas de pré-natal, esse índice, na maioria dos municípios da Geres, é maior que 60%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam realizadas pelo menos seis consultas nas futuras mães. Esta é uma fórmula simples para proteger a saúde da gestante e do bebê.

CAOS NA SAÚDE – Enquanto isso as reclamações referentes ao Hospital Dom Moura crescem a cada dia. Através das emissoras de Rádio de Garanhuns, populares cobram uma maior atenção por parte do Governador Eduardo Campos quanto à contratação de novos médicos para cobrir os plantões naquela Unidade Hospitalar.  Atualmente, o Dom Moura atende a demanda de 22 municípios do Agreste Meridional. A situação tende a se agravar com a entrada em funcionamento do SAMU nas cidades da Região.

Mesmo não sendo na sua esfera de atuação, as reclamações da população quanto ao caos instalado na saúde começam a respingar no Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB). Durante as participações, seja ao vivo ou via internet, nas rádios Jornal e 87 FM, alguns ouvintes/cidadãos chegam a questionar a relação de parceria entre o Prefeito e o Governador, pregada durante a Campanha de 2012. “Se ele (Izaías) tem o apoio do Governador, da Presidente e de três Senadores porque é que não pede a solução dos problemas do Dom Moura. Estamos vivendo um descaso total com a saúde pública em Garanhuns”, registrou o ‘ouvinte’ Pedro Paulo, em uma das participações veiculadas.