segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tire dúvidas sobre o ENEM pela Internet



O Ministério da Educação (MEC) colocou no ar um site que tira dúvidas do estudante na hora de fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na página inicial (www.enem.inep.gov.br), um gráfico mostra o passo a passo e esclarece alguns pontos. Também há dicas sobre as provas, como datas dos exames, horário de abertura dos portões, testes que serão aplicados em cada dia, tempo que os alunos terão para responder questões e que documentos precisam levar. As inscrições seguem até as 23h59min do dia 27. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, às 13h (horário de Brasília).

Na primeira página do site, o candidato deve informar CPF, data de nascimento e digitar uma imagem com um código eletrônico. Depois, é preciso fornecer RG, endereço, telefone para contato, e-mail, se necessita de atendimento especial (seguidor de religiões que guardam os sábados ou se é portador de deficiência ou necessidade especial).

Logo após a conferência de dados, o candidato deve escolher a língua estrangeira e a cidade em que deseja fazer a prova. Também é preciso gerar uma senha, que depois servirá para acessar as informações da inscrição e acompanhar todo o processo. Essa senha deve ter entre seis e dez caracteres, com letras e números. Mais uma vez, é preciso confirmar as informações.

A etapa seguinte é a hora de fornecer dados sobre a escolaridade. Os alunos de ensino médio devem informar se estudam em escola pública ou privada. Quem já terminou o curso, precisa dizer a data de conclusão e o tipo de curso feito. Em seguida, vem o questionário socioeconômico. Nessa etapa, o fera fará a opção por bolsas de estudo, sejam de governos ou de instituições de ensino. Há 20 questões.

A tela seguinte indica o número de inscrição do Enem. Os candidatos devem guardá-lo com a atenção, pois será necessário para inscrever-se em programas como Sisu e ProUni. Mais uma vez, será exibido um formulário com todos os dados fornecidos durante o processo de inscrição. Caso o estudante tenha percebido que algum dado está errado, é preciso acessar a página de acompanhamento da inscrição do Enem e fazer as alterações.

É nesse momento que os candidatos devem declarar que se se enquadram nos pré-requisitos de carência, ou seja, se têm direito à isenção na taxa de inscrição, que custa R$ 35. Deixam de pagar a taxa os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou em instituições privadas com bolsa integral, além daqueles que se declararem pertencer a famílias cuja renda mensal seja inferior a um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 1.017). Caso não tenha direito à isenção, basta clicar em "Emitir GRU", e será gerado o boleto de pagamento. O cartão de inscrição deverá chegar pelos Correios no endereço informado na hora da inscrição. Mas o candidato também pode imprimi-lo.

Além do site explicativo, há um telefone para tirar dúvidas. O número é o 0800.616161. No site, também há um link para perguntas e dúvidas frequentes.