sexta-feira, 17 de maio de 2013

Celulares devem entrar na lista de produtos com Troca Imediata



Uma lista de produtos foi encomendada pela presidente Dilma Rousseff, constando itens de diversos setores, que sejam caracterizados como essenciais, e de troca imediata. Celulares devem estar nessa lista, que começou a ser debatida com o mercado e setor produtivo e será divulgada sob a forma de decreto presidencial e entra em vigor a partir da assinatura da presidente. 

Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o Governo havia tentado exigir que celulares fossem trocados imediatamente em caso de defeito ou vício, apenas com uma nota técnica. Contudo, uma decisão judicial não autorizou a medida e exigiu uma regulamentação no Código de Defesa do Consumidor.

A troca imediata de um bem considerado essencial, que apresentar vícios de qualidade dentro do prazo de garantia, esbarra na resistência de empresários da indústria e do comércio, mas há também uma divisão de posições dentro do próprio Governo. Enquanto o Ministério da Justiça defende uma relação ampla de produtos, refletindo os índices de reclamações dos consumidores, outra parte do Governo avalia que é preciso analisar caso a caso e considerar especificidades de cada setor. 

O temor é de que haja uma adição de custos para as empresas, que precisarão investir em estoques e frete, e que isso seja repassado aos clientes, tornando ainda mais árdua a tarefa do governo de manter a inflação dentro da meta.