terça-feira, 28 de maio de 2013

Garanhuns tenta o Hexa no Dia do Desafio



Nesta quarta-feira, dia 29, a Unidade do SESC local vivencia junto à população de Garanhuns, mais uma edição do Dia do Desafio. A iniciativa, de caráter mundial, visa o incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, em busca do bem estar coletivo.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, sendo realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. A iniciativa propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Na competição, cidades do mesmo porte se confrontam para mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.

Diversas atividades físicas podem ser realizadas, tanto individuais, quanto coletivas, como caminhadas, corridas, alongamento, prática de yoga, relaxamento, ginástica multifuncional, jogos, gincanas, passeio de bicicleta, campeonatos, recreação, natação e hidroginástica. Tudo isso realizado em parques, empresas, bairros, escolas e clubes da cidade.

Neste ano, Garanhuns busca o hexacampeonato, já que venceu as cinco últimas edições, superando cidades de países como: Bolívia, Argentina, México e Cuba. A Cidade volta a enfrentar uma cidade Cubana. Os concorrentes integram a província de Havana. De acordo com o site oficial do Dia do Desafio, o Município de Playa de La Habana tentará evitar o hexacampeonato de Garanhuns. 

AS CONQUISTAS - Em 2008, Garanhuns participou pela primeira vez da competição e venceu a cidade boliviana de Potosí, mobilizando cerca de 42% da população. No ano 2009, a cidade concorrente foi Comodoro Rivadavia, na Argentina, e Garanhuns ganhou novamente, movimentando mais uma vez, 42% dos garanhuenses. 

Em 2010, Garanhuns alcançou a vitória contra a cidade de Acolman, no México, mobilizando 65,36% da população nas atividades do Dia do Desafio. Já em 2011, 75,92% dos moradores da Cidade das Flores alcançaram o tetra campeonato na Competição, vencendo a cidade de Manzanillo, de Cuba e no ano passado, a vitória foi conquistada em cima da cubana Marinao. Na conquista do Penta, Garanhuns mobilizou 89,16% da sua população, vencendo pelo quinto ano consecutivo o Dia do Desafio.

Nas conquistas entre 2008 e 2012, o SESC contou com a parceria da Prefeitura de Garanhuns. (Na imagem, servidores da Prefeitura participam do Dia do Desafio em 2012)