segunda-feira, 13 de maio de 2013

Izaías e a possível candidatura de Fernando a Deputado


Em política, há uma máxima – não sei se comprovada – que diz que “voto não se transfere”, conclusão que, na prática, é o contraditório da velha e conservadora política nacional: a de distribuir e herdar votos. 

Nos bastidores políticos de Garanhuns, os postulante de 2014 já especulam, articulam-se e esperam pelos votos de seus padrinhos políticos. Esse é o caso do possível candidato(a) a Assembleia Legislativa do grupo político que “manda” nos destinos de Garanhuns atualmente: os comandados pelo Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB). 

Apesar dos constantes elogios a sua postura administrativa à frente do Clinical Armando Monteiro, especulações dão conta que Izaías mudou de ideia e não irá colocar a sua filha, Michelle Régis, na empreitada de disputar uma cadeira na ALEPE. A bola da vez é Fernando da Iza Calçados. 

Trata-se de um jovem administrador, de origem simples, educado, boa gente e de um bom trato com membros da sociedade local. De acordo com um partidário com acesso direto a Régis, Fernando não é apenas um blefe de Izaías na tentativa de preservar a sua filha. O Jovem Empresário estaria sim nas graças do Prefeito para viabilizar-se o Deputado do Grupo Governista, com uma simples explicação: o gerente da Iza Calçados é fiel ao Patrão e não lhe trairia depois de conquistar o mandato com as bênçãos e o rolo compressor da máquina municipal. Há quem diga que o projeto Fernando/Deputado pavimentaria uma possível candidatura do atual gerente da Iza a Prefeito em 2020. A conta é simples: Izaías seria reeleito em 2016, enquanto que Fernando (caso eleito em 2014) disputaria e reeleição em 2018 e em 2020 sucederia Régis. Claro que toda essa conjectura passeia pelo campo da suposição, mas quem duvida dessa possibilidade?. 

Resta saber se a transferência de votos vai acontecer. Muitos defendem que esse fenômeno político será mais viável se o Prefeito chegar a julho do próximo ano com a mesma popularidade de hoje. Todavia, entre os planos de Izaías e o desfecho desse quadro pesam alguns fatores: a vontade do senador e pré-candidato a governador, Armando Monteiro (PTB); o surgimento de uma oposição declarada, a ser desenvolvida pelo vereador Sivaldo Albino (MD); a pulverização dos votos com os candidatos de fora e o pensamento do eleitorado, que tanto pode embarcar na ideia do seu atual Governante, como colocar em prática a máxima de que “voto não se transfere”. O fato é que teremos capítulos bem mais interessantes nessa novela política, denominada: Garanhuns 2014. (Na imagem, Fernando, de camisa listrada, posa para foto ao lado de um amigo, durante Evento da CDL/Garanhuns).