terça-feira, 21 de maio de 2013

Tribunal de Contas lança grupos no Facebook sobre Controle Interno, Licitações e Contabilidade



O internauta que for da área de controladoria e auditoria pode participar de um novo grupo de conhecimento que acaba de ser lançado pela Escola de Contas Públicas, órgão do Tribunal de Contas, na rede social facebook. Acesse: https://www.facebook.com/groups/controle.interno/ e solicite sua filiação ao grupo.

A proposta do fórum virtual, de acordo com o gerente de Pesquisa e Cooperação Técnica da Escola de Contas, Adriano Oliveira, é criar um espaço para a troca de informações e experiências relativas ao tema Controle Interno. "Já obtivemos mais de 200 participantes em apenas uma semana de lançamento do grupo", informou acrescentando que as opiniões dos participantes não representam o posicionamento oficial do TCE-PE.

Ele informa que já existem dois outros grupos, um sobre licitações (https://www.facebook.com/groups/licitacoes.debate/ ) e outro sobre contabilidade (https://www.facebook.com/groups/orcamento.novacontabilidade/), que já possuem mais de 500 participantes cada um e foram lançados em 2012. 

Participante do fórum virtual, a Inspetora da Regional Metropolitana Sul do TCE, Maria Luciene Cartaxo Fernandes, informou que o objetivo principal dos controles internos é assegurar que não ocorram erros potenciais através do controle de suas causas. "Destaco ainda outros objetivos, como por exemplo, propiciar o estímulo à obediência às normas legais, inclusive instruções normativas, estatutos, regimentos internos; antecipar-se, preventivamente, ao cometimento de erros, desperdícios, abusos, práticas antieconômicas e fraudes; e assegurar às informações contábeis, financeiras, administrativas e operacionais, sua exatidão, confiabilidade, integridade e oportunidade com vistas à tomada de decisão".

Como sugestão para o grupo de conhecimento, Lídia Maria Lopes, gerente de Controle Interno e também integrante do fórum virtual, sugere que os interessados conheçam a norma INTOSAI GOV 9100, referência teórica de boa governança da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI). “Estamos nos guiando por essa norma que fornece diretrizes de controle interno para o setor público”.