sexta-feira, 10 de maio de 2013

Secretários de Saúde reunidos em Garanhuns



A cidade das Flores vem sediando desde ontem, dia 8, o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde e o 60º Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco. O evento que se encerra hoje, dia 9, vem sendo realizado no auditório do Hotel Tavares Correia.

Com o objetivo de discutir a agenda prioritária do SUS Pernambuco, bem como acolher os novos secretários municipais, o Encontro vem abordando assuntos, como: assistência farmacêutica, vigilância em saúde e auditoria do SUS, dentre outros. O secretário Estadual de Saúde, Antônio Figueira (foto) vem prestigiando a programação.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE TERMINA HOJE - A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina hoje, dia 10. Neste ano, a meta de Garanhuns é imunizar 21.693 pessoas. De acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, mais de 70% do grupo prioritário já foi vacinado. As unidades básicas de saúde funcionarão até às 16h.

O Ministério da Saúde enviou aos estados e municípios cerca de 43 milhões de doses da vacina. Os integrantes dos grupos prioritários são formados por crianças de seis meses a dois anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas com doenças crônicas e com 60 anos ou mais. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o percentual de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.