segunda-feira, 20 de maio de 2013

CONFIRA AS NOVAS DA POLÍTICA REGIONAL


TRANSPARÊNCIA– A ordem do dia em todo o País é a Transparência Pública. É que a partir do próximo dia 27, todas as Prefeituras terão que disponibilizar informações como receita e despesas dos seus municípios na Internet, através de um site oficial. A data marcará a vigência plena da Lei Complementar nº 131/2009, conhecida como Lei da Transparência. Faltando poucos dias para começar a valer a determinação, o cumprimento efetivo parece distante, pois aqui no Agreste diversas prefeituras sequer tem um site oficial. A Controladoria Geral da União, o Tribunal de Contas e o Ministério Público são os órgãos responsáveis pela fiscalização do cumprimento da Lei. 

AMOR E TRABALHO – Durante a solenidade de inauguração do SAMU, ontem, aqui em Garanhuns, o Prefeito Izaías Régis (PTB) registrou que o amor que tem por Garanhuns vai ser traduzido em trabalho. Régis também voltou a enfatizar que tem grandes parceiros no Governo Federal e que sua ida a Brasília, nesta semana, vai render grandes investimentos na Cidade, principalmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. 

COMUNICANDO – A Prefeitura de Garanhuns lançou edital para contratação de uma Agência de Publicidade voltada à prestação de serviços de publicidade e propaganda do Governo Izaías Régis. De acordo com a Concorrência nº 002, o valor global máximo estimado na licitação para execução dos serviços do Edital é de R$ 1.715.000,00 (um milhão setecentos e quinze mil reais). A Empresa vencedora assinará contrato até 31 de dezembro deste ano. A licitação vai acontecer no próximo dia 17 de junho. O certame é do tipo Técnica e Preço e regime de execução Empreitada por Preço Global. 

SAMU NO AGRESTE – O Secretário de Saúde de Garanhuns, Harley Davidson, disse que a chegada do SAMU em todo o Agreste Meridional deu-se graças à determinação do então deputado Estadual Izaías Régis (PTB), em 2010. “Eu estava na direção da 5ª Geres e a partir daí começou a se sonhar na vinda do SAMU para a nossa Região”, disse Harley. O SAMU é um Programa Federal e foi viabilizado pelo Governador Eduardo Campos, que entregou dezenas de Unidades aos municípios durante encontro com Prefeitos no último mês de fevereiro em Gravatá. Foi no mínimo uma forçada de barra para agradar o chefe.  

AINDA O SAMU – O Prefeito Izaías também enfatizou o esforço do Município em viabilizar o SAMU para Garanhuns com duas unidades, sendo uma UTI Móvel. “O Governo Federal vai entrar com 40 mil reais mensais e a Prefeitura vai investir 120 mil reais por mês”. Régis enfatizou que outras Prefeituras da Região não quiseram arcar com os custos, mas ele só pensou na população e não nos gastos. O Prefeito também anunciou a instalação de uma UPA 24 horas Tipo II, em terreno localizado defronte ao IFPE, no Indiano, “com terreno já arranjado e o dinheiro”, comemorou, sob os aplausos dos Presentes. 

O PORTAL – E por falar em transparência, a Câmara de Garanhuns promete para os próximos dias o lançamento do seu Portal da Transparência. A ação do presidente Audálio Filho foi registrada pelo jornalista Inaldo Sampaio, em seu Blog. Já a Prefeitura de Garanhuns se comprometeu em entrar na era da transparência até o próximo dia 6 de junho. 

CORRENTES – O Prefeito de Correntes, Edimilson da Bahia (PSB) agora conta com mais um órgão fiscalizando o seu Governo. É que foi criada no facebook uma página que tem a missão de “ser o fiscal do dinheiro público de Correntes”. O ReclamaCorrentes é um canal voltado a denunciar os problemas da cidade, com um tom direcionado para a oposição.  

PADRE JORGE – O Prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB), comemora o atendimento de seus pleitos pelo Governador Eduardo Campos. É que uma máquina patrol solicitada pelo Prefeito já chegou a Iati. Tratores para aração de terras, uma máquina perfuratriz para construção de poços e uma retroescavadeira para limpeza e construção de barreiros devem chegar nos próximos dias para alegria do Padre Prefeito.  

REDE DE MARINA –A Rede Sustentabilidade, da presidenciável Marina Silva, vem sendo liderada no Agreste pelo bancário Genaldo Barros. Para colaborar na formação da REDE, assinando o apoio para que o partido seja criado pelo TSE, entre em contato pelo e-mail: genaldobarros@hotmail.com. 

LÉO DIAS – O deputado Estadual Leonardo Dias (PSB) vem divulgando a destinação de emendas para diversos municípios do Agreste. Segundo o Parlamentar, os municípios de Jupi, Palmeirina, Lagoa do Ouro, Jucati e Correntes serão beneficiados por suas emendas. Só nestas cinco cidades, o filho de Romário Dias vai destinar 400 mil reais para ações de infraestrutura e aquisição de equipamentos. 

NEIDE REINA EM CAPOEIRAS - Prego batido e ponta virada: diga ao povo de capoeiras que Neide reina. É que Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de sacramentar a condição de Neide Reino (PSB) como Prefeita eleita do município de Capoeiras. Agora é dar sequencia ao Governo. 

LAJEDO EM FESTA – O município de Lajedo promove festa em comemoração aos seus 64 anos. Consta da programação viabilizada pelo Prefeito Rossini Blesmany (PSD), atividades esportivas, shows e as inaugurações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e do SAMU. 

SALOÁ – Já o Prefeito de Saloá, Ricardo Alves (PMDB) continua em ritmo de campanha e inaugurou nesta semana um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no Município. Ricardo também reuniu uma multidão em comemoração ao Dia das Mães no Ginásio de Esportes da Cidade. Geladeira, fogão e outros brindes deram um ânimo a mais para que as mamães participassem da Festa.  Taí a receita, é só seguir. 

EUDSON E JÚNIOR LÚCIO – Os ex-prefeitos Eudson Catão (Palmeirina) e Júnior Lúcio (Correntes), ambos do PSB, aprovam o bordão “pode mais” de Eduardo Campos lembrando ter partido dele a ideia do ICMS sócio-ambiental e da “quota-extra” do ICMS para todos os municípios do Estado. 

GUARDAS MAIS FORTES - A 1ª Marcha Azul Marinho realizada ontem em Garanhuns marcou não apenas o desfile dos guardas municipais pelas principais avenidas e ruas da cidade ou ainda o Seminário de Fortalecimento das Guardas Municipais. No encontro, autoridades locais e da região debateram melhorias para a condição de trabalho do guarda municipal, avanços e melhorias na segurança pública. São profissionais valorosos, que merecem melhores condições de trabalho. O deputado Federal Fernando Ferro (PT) esteve junto aos Guardas durante a programação.