terça-feira, 14 de maio de 2013

Médicos de Garanhuns denunciam situação da Saúde Municipal ao SIMEPE



Os médicos vinculados à Prefeitura de Garanhuns estiveram reunidos em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no auditório da Unimed Agreste Meridional, na última quinta-feira, dia 9, para discutir a situação da saúde no Município e construir a pauta de reivindicação da campanha salarial da categoria.

Os médicos denunciaram a falta de estrutura das unidades de saúde do Município, falta de medicamentos e equipamentos, salários defasados e muito inferiores aos praticados nas cidades vizinhas, vínculos precários e não cumprimento dos direitos trabalhistas, como por exemplo, o não pagamento de férias e 13º salário. Outro problema apontado pela categoria foi o fechamento do Hospital Municipal Santa Terezinha, responsável por realizar um grande número de cirurgias eletivas, acarretando mais sobrecarga de trabalho e superlotação no Hospital Regional Dom Moura. Ainda na ocasião, informaram que o município de Garanhuns conta com apenas três servidores médicos, sendo todos os demais contratos precários.

Na opinião do diretor do SIMEPE, Silvio Rodrigues, essa situação prejudica os profissionais, e principalmente a população, que é quem mais sofre com tanto descaso.

Os médicos irão encaminhar ao prefeito e ao secretário de saúde Garanhuns, Izaías Régis e Harley Davidson, respectivamente, a pauta de reivindicação definida durante a AGE, defendendo salário com referência no piso Fenam, realização de concurso público, construção de um plano de carreira municipal e melhores condições de trabalho.

Um novo encontro dos Médicos esta marcado para o próximo dia 28 de maio (terça-feira), no auditório da Unimed Agreste Meridional, às 19h30mim, para avaliar o andamento das negociações.

HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA - Em relação à interdição ética parcial do Hospital Regional Dom Moura, os médicos alertaram que a direção da unidade de saúde não tem respeitado a determinação do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE).

Ainda durante a AGE, o diretor do SIMEPE, Silvio Rodrigues, informou sobre a reunião realizada também na última quinta-feira, dia 9, com o promotor Alexandre Bezerra, no Ministério Público de Pernambuco/Regional Garanhuns, na qual o secretário geral do CREMEPE, André Dubeux, participou.  

Na ocasião, ficou acordado que os atendimentos deverão ser respeitados por suas especialidades, sem que haja o uso da autoridade para pressionar os profissionais a atenderem demandas de outras particularidades. (Com informações e Imagem do SIMEPE)