segunda-feira, 1 de julho de 2013

AS NOVIDADES DA POLÍTICA NO AGRESTE



MÁQUINAS – Numa ação do Ministério de Desenvolvimento Agrário e com recursos do PAC 2, 65 municípios pernambucanos receberão motoniveladoras, a famosa máquina patrol, e 33 contarão com retroescavadeiras em sua frota, que serão destinadas, principalmente, para a realização de obras de manutenção e construção de estradas vicinais na zona rural. Aqui no Agreste Meridional, algumas cidades já receberam o equipamento e outras receberão nos próximos dias. Nas cidades a festa é grande. Assim como fizeram com as ambulâncias do SAMU, os Prefeitos promovem desfiles e mostram para todo mundo as conquistas. Valeu Dilma.

LISTA – A lista dos municípios que receberão as máquinas nesta etapa do Programa é extensa, sendo composta por Águas Belas, Bom Conselho, Correntes, Capoeiras, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jupi, Paranatama, Saloá, São Bento do Una, São João e Terezinha. Outras cidades do Agreste Meridional já receberam os equipamentos no último mês de março. Já tem Prefeito dizendo que a ação é fruto do trabalho dos “seus” Deputados, numa clara ação de olho em 2014.

MÉDICOS – E a falta de profissionais de medicina para atuar nas mais diversas cidades do Agreste Meridional é uma triste realidade. Atualmente, segundo informações de profissionais da área, apenas os municípios de São João, Caetés e Bom Conselho possuem médicos 24 por dia durante toda a semana, inclusive aos sábados e domingos. Vale registrar que o Hospital Regional Dom Moura, que atende a mais de 20 municípios, não possui o seu quadro de plantões completos e em muitos casos os pacientes de Garanhuns, têm que procurar o atendimento médico nas cidades de São João e Caetés.

SÃO JOÃO E SERVIDORES – O Prefeito de São João, Genaldi Zumba (PSD) realizou duas medidas que certamente agradaram aos servidores daquele Município. É que a Prefeitura pagou os valores retroativos ao reajuste no Piso Salarial dos Professores Efetivos em parcela única. Genaldi também efetuou durante este mês de junho, a antecipação do pagamento de 50% do décimo-terceiro salário do seu funcionalismo municipal. Em Garanhuns, o Prefeito Izaías Régis (PTB) também adotou medida semelhante para alegria dos funcionários da Prefeitura.  

SILVINO – Considerado por alguns como principal reforço na campanha vitoriosa do Prefeito Izaías Régis (PTB), o ex-prefeito de Garanhuns, Silvino Duarte (PSDB) segue sem participação no Governo de Garanhuns. Segundo especulações, Duarte apenas indicou alguns cargos na atual conjuntura governista, e vem se contentando com o título de ‘Amigo do Rei’. 

EM CAPOEIRAS – A Prefeita Neide Reino (PSB) vem intensificando as ações na área da saúde. Fez uma grande mobilização para marcar a Semana de Combate a Hanseníase e trabalha para resolver a falta de médicos, problema que afeta diretamente os moradores aquele Município. Já no campo político, tanto Neide quanto seu marido, o ex-prefeito Neném, fecham o grupo em apoio a Silvio Costa (federal) e Marcantônio Dourado (estadual).

TAMBÉM EM CAPOEIRAS – Os ex-prefeitos Dudu (PR) e Carlos Batata (DEM), o ex-vice Edgar Rodrigues (PDT) e o agropecuarista Raildo Santino, vem mantendo entendimentos e estão próximos de selar uma aliança política visando as eleições de 2014. Especulações apontam que o grupo vai apoiar a candidatura a deputado Estadual do vereador Audálio Filho (PSDC), virtual candidato que contará com as bênçãos do grupo político do Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB). Vale destacar que mesmo não tendo declarado apoio a Audálio, o nome do atual Presidente da Câmara de Garanhuns ganha força no grupo de Régis e a escolha de um outro nome poderia gerar um racha na aliança Governista. O federal das lideranças capoeirenses seria Mendoncinha (DEM). 

A CÂMARA DE GARANHUNS – Finalizou nesta semana o primeiro período legislativo. O trabalho dos novos vereadores de Garanhuns nos últimos meses foi intenso. Apresentaram requerimentos, votaram projetos e promoveram importantes debates. Dentre eles: a seca e os seus efeitos; a atual situação do Dom Moura e a Lei da Transparência. Aliás, sobre o tema, a Câmara saiu na frente e lançou o seu Portal neste mês de junho, sendo motivo de elogios, inclusive nesta coluna, todavia, a falta de atualização do Sistema (os dados ainda são de maio) já esta chamando a atenção dos cidadãos mais atentos. 

TRANSPARÊNCIA – Na Prefeitura de Garanhuns é artigo em falta. Passados praticamente seis meses da atual gestão, o Portal da Transparência ainda não foi lançado e o Jornal Oficial só teve duas publicações distribuídas, e nelas não consta a publicação de nenhuma nomeação. O ‘Governo Aberto’ pregado pelo Prefeito Izaías Régis (PTB) parece que só existe no mundo das palavras. Em outras prefeituras da Região, o quadro também é de descumprimento das legislações de Transparência Pública. 

EDIMILSON DA BAHIA (PSB) – divulgou em seu perfil no facebook que os recursos da Prefeitura poderiam ser bloqueados devido a débitos contraídos na gestão de Junior Lúcio (PR) junto a uma empresa de telefonia. O Prefeito de Correntes também afirmou que essa situação e tantas outras que deixaram o município no CAUC, impossibilitando-o de receber qualquer recurso do Estado e da União. Numa segunda postagem, Edimilson relata que junto ao jurídico conseguiu resolver o problema e anunciou o pagamento dos servidores do Município. A briga é boa e esta sendo travada no campo eletrônico.
 
É O PADRE – Deixe o homem trabalhar. Essa é a expressão dos partidários do Padre Jorge (PTB), Prefeito de Iati. É que a oposição na Cidade vem, naturalmente, reclamando da Gestão do Prefeito. Já o Governante responde com trabalho. Vai oferecer merenda em dois momentos nas escolas; vem pagando os salários e fornecedores rigorosamente em dia; promoveu uma grande festa junina e segue realizando obras de saneamento na cidade e no povoado Quati. 

PSB – O  partido do Governador Eduardo Campos terá uma nova Comissão Provisória em Garanhuns. Ivan Rodrigues deve voltar a direção municipal, assim como o ex-vereador Marlos Duarte e sua esposa, Emília Pessoa, ex-diretora do Hospital Dom Moura. Paulo Lins, tido como principal articulador político de Eduardo no Agreste Meridional deve ficar de fora da nova composição. Lins vai continuar na Executiva Estadual dos socialistas.